Já ultrapassamos a marca de 50 dias confinados em casa. No dia 16 de março o Espírito Santo passou a seguir as recomendações dos órgãos de saúde e decretou o isolamento social para combater a disseminação do novo coronavírus. Passou a primeira semana, a segunda, a terceira, a quarta, virou o mês… E nada ainda da rotina voltar ao normal. Embora tenha um relaxamento por parte de alguns, muitas pessoas ainda permanecem confinadas em casa com a liberdade totalmente restrita. Diante disso, o que muitos de nós já sofríamos tende a aumentar: a ansiedade.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país mais ansioso do mundo, com 18,6 milhões de brasileiros que convivem com o transtorno de ansiedade.
Mas você sabia que alguns recursos na decoração podem nos ajudar a reduzir a ansiedade e aliviar a tensão desse momento? Durante entrevista para o podcast do Folha Vitória “À Moda da Casa”, a arquiteta Heloísa Santos, da Trupe arquitetos, deu dicas simples que podemos praticar a qualquer momento.
Organização
Aproveite que você está em casa e observe coisas que antes não prestava atenção. Conheça melhor seus espaços. Abra os armários, gavetas e organize tudo. Veja aquilo que realmente você precisa e passe a diante os excessos. Experimente mudar mobiliários soltos de lugar, trocar as almofadas… Fazendo isso você movimenta a casa e muda a energia do ambiente.
Fotografias
Certamente a quantidade de fotografias espalhadas pela casa dos seus avós ou pais é bem maior que na sua. Com a era digital, muitas fotos deixaram de ser reveladas. Mas que tal abrir os álbuns antigos, relembrar os bons momentos em família e fazer um mosaico em uma parede da sua casa? Aproveite que os trabalhos manuais estão super em alta e solte a criatividade na composição.
Plantas
Natureza é vida! A planta está em alta na decoração não é à toa. Diante de um mundo cada vez mais cinza e fechado, o ser humano sentiu a necessidade de voltar às suas raízes e estar mais conectado com a natureza. Levar o verde para dentro de casa é uma forma de revitalizar. Experimente cuidar de uma planta no vaso ou até mesmo uma hortinha na varanda ou na cozinha.
Cores
As cores carregam significados. Os fast-foods exploram o amarelo e o vermelho pois são cores que agitam. Escritórios de advocacia lançam mão de cores mais sóbrias como o cinza, marrom e azul escuro para passar credibilidade. Já os tons suaves nos dão a sensação mais tranquilizante. Uma decoração com tons claros proporciona mais relaxamento. No quarto, principalmente, opte por colchas, roupas de cama em tons claros. Deixe para pontuar a cor em detalhes.
Conexão com a casa
A arquiteta Heloísa Santos ressalta que embora exista todas essas dicas, respeitar o estilo de vida e a personalidade de cada um é o grande segredo na hora de projetar e decorar um espaço. E mais do que nunca, o morador precisa se sentir bem na sua casa.
“Eu sempre digo que a casa é feita para quem mora. Como profissional, a gente orienta, ouve o cliente, mas a pessoa precisa se identificar com o lugar, e isso é o mais importante. Porque é o seu refúgio”.
Então, aproveite a quarentena com todas essas dicas para transformar a sua casa em um espaço ainda mais especial, com a sua personalidade.