O Dia Mundial do Pão foi celebrado na última quarta-feira (16), mas neste sábado (19) acontece uma grande ação do setor de panificação que vai movimentar oito cidades capixabas em prol da conscientização ambiental.
Serão mais de 50 mil pães distribuídos em troca de óleo de cozinha usado e garrafas PET nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Piúma, São Gabriel da Palha, Santa Leopoldina, Ecoporanga e Barra de São Francisco.
LEIA TAMBÉM:
> Desvio entre Guarapari e Anchieta para a duplicação da BR-101; veja trecho
> VÍDEO | Faraó caramelo: cachorro é visto descendo pirâmide no Egito
> VÍDEO | Mulher fica pendurada na janela do 15° andar de prédio em SP
A programação vai de 8h às 12h, e é promovida pela Indústria de Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Sindipães) e pela Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Aipães).
Para ganhar um pão quentinho é bem simples. Quem levar duas garrafas PET receberá um pão doce. Já aqueles que doarem um litro de óleo de cozinha usado, ganharão dois pães.
Segundo o presidente do Sindipães, Ricardo Augusto Pinto, a expectativa é coletar pelo menos 70 mil garrafas PET e 8 mil litros de óleo usado. A ação tem o objetivo conscientizar a população sobre o descarte correto desses materiais.
“Nosso objetivo é não apenas celebrar o pão, mas também promover a conscientização ambiental e destacar a importância do descarte correto de materiais como o óleo usado e as garrafas PET, evitando impactos negativos ao meio ambiente”, disse.
A secretária executiva do Sindipães, Sabrina Nicco, explicou que uma força-tarefa foi feita para produzir todos os pães que serão distribuídos.
Segundo ela, na edição do evento no ano passado foram doados 25 mil pães, mas meta foi dobrada para 2024.
“Estamos bastante entusiasmados para mais um evento de sucesso, contando com o apoio das padarias associadas e de nossos parceiros, Buaiz Alimentos, Sicredi e Abip. No ano passado, doamos 25 mil pães, e este ano nossa meta é dobrar esse número, levando o pão às mesas das famílias e apoiando causas sociais”, afirmou.
O presidente da Aipães, Junior Jodima, informou que todo o material recolhido será doado para instituições de caridade, como Apae, União de Cegos de Vila Velha, Associação de Catadores, Asilo de São Gabriel da Palha, Associação das Voluntárias de Santa Leopoldina e Marca Ambiental.
“Também vamos ajudar a ONG Vira Lata, Vira Luxo que luta pela vida e bem-estar dos cachorros de rua. O Sindipães e Aipães já têm uma parceria com a Biomarca, que reverte o óleo de cozinha usado em recursos para a instituição”, contou.
Veja os pontos de troca:
Vitória
Praça São João Batista (São Pedro I)
Instituições beneficiadas: Marca Ambiental e Biomarca
Vila Velha
Praça Ver. Sebastião Cibiên (Cobilândia)
Instituição beneficiada: Marca Ambiental e BiomarcaRua São José, em frente à quadra de esporte (Bairro Dom João Batista)
Instituições beneficiadas: União dos Cegos de Vila Velha e Biomarca
Serra
Avenida Carolina, em frente ao Projeto Mão Estendida (Colina de Laranjeiras)
Instituições beneficiadas: Marca Ambiental e Biomarca
São Gabriel da Palha
Praça Aurélio Bastianello, na Avenida Presidente Castelo Branco
Instituições beneficiadas: Apae, Asilo de São Gabriel da Palha e Associação de Catadores
Santa Leopoldina
Escadaria Jair de Amorim
Instituição beneficiada: Associação das Voluntárias de Santa Leopoldina
Piúma
Praça em frente à Padaria do Daré (Bairro Niterói)
Instituições beneficiadas: Associação de Catadores e Biomarca
Ecoporanga
Avenida Milton Motta, em frente à Padaria Ebenézer (Centro)
Instituição beneficiada: Associação de Catadores
Barra de São Francisco
Praça Senador Atílio Vivacqua (Centro)
Associação beneficiada: Associação de Catadores