Geral

Mais de 500 vagas são abertas em cursos gratuitos para moradores de Cariacica

São opções que vão desde cursos presenciais de inglês básico, panificação e vendedor a maquiagem de festa e empreendedorismo. As inscrições vão até o dia 18

Um dos cursos é o de maquiagem Foto: Reprodução

Quem mora em Cariacica e deseja aprender uma nova profissão terá a oportunidade de ingressar em uma das 510 vagas para 17 cursos gratuitos, que estão abertas para os moradores do município. De acordo com a prefeitura, as inscrições vão até o dia 18 de junho e podem ser feitas pela internet.

As vagas estão sendo abertas por meio do projeto OportunidadES, do Governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). São opções para cursos presenciais de inglês básico, panificação, vendedor, maquiagem de festa, empreendorismo, entre outros. 

“Como o emprego formal está em falta, estamos trazendo opções modernas para que a população possa se qualificar e atuar no trabalho informal, empreender e assim gerar renda financeira”, destacou o secretário da Secti, Vandinho Leite.

Ainda segundo o governo do Estado, o resultado será disponibilizado no site do OportunidadES no dia 21 de junho, com aula inaugural marcada para o dia 29 de junho, sendo indispensável a presença no dia para garantir a vaga na opção escolhida. Os cursos serão ministrados por professores do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, da Secti.

Além de Cariacica, residentes de Vitória ainda podem se inscrever, e escolher uma opção de curso presencial para estudar no município até o dia 11 de junho. O resultado dos 510 classificados sai no dia 14 de junho, no site, sendo também necessário a participação dos aprovados na aula inaugural, que acontece no dia 20 de junho.

Confira todas as opções:

Oportunidade

O projeto iniciou os cursos presenciais no dia 9 de maio, no município da Serra, contando com mais de 7 mil pessoas inscritas. As opções mais procuradas pelos serranos foram maquiador, com mais de mil inscritos, em seguida recepcionista, porteiro, administração de estoque e armazenamento e panificação. Os classificados iniciaram as aulas no dia 30 de maio. 

Como o objetivo de crescer profissionalmente, o morador de Porto Canoa, na Serra, Fernando Lima, 28 anos, iniciou os estudos no curso presencial de empreendedorismo no município. “Tenho uma oficina junto com o meu pai, e acredito que essa qualificação vai me ajudar a ter conhecimento para fazer com que a empresa se desenvolva. Se não fosse o projeto, eu não faria o curso pois sairia caro para mim em instituições privadas”, conta Fernando.

A cidade de Vila Velha, que também já encerrou as inscrições, foi a segunda a receber o projeto e contou com mais de 10 mil candidatos à uma das vagas no município. A aula inaugural dos cursos ocorre nesta terça-feira (06), no cineteatro da Universidade de Vila Velha (UVV).

Moradora de Vila Garrido, em Vila Velha, Karla Jacqueline, foi a primeira a se inscrever no curso de confeitaria básica no município e também foi classificada. “Como eu já trabalho com festas, acredito que ter o conhecimento de confeitaria vai me agregar, e com isso vou conseguir desempenhar mais trabalhos e gerar mais renda”, destaca.

Viana também recebeu inscrições de cursos do OportunidadES. Nesta quarta-feira (07), será divulgado o resultado do processo seletivo para os cursos presenciais no município, que contou com quase 4 mil inscritos. Em Vitória, as inscrições ainda estão abertas até o dia 11 de junho, com resultado no dia 14 deste mês, e aula inaugural no dia 20 de junho.