O município de Guarapari conseguiu ampliar a cobertura da saúde básica da família de 16% para 61% em menos de dois anos. No início do mandato do atual prefeito, Orly Gomes da Silva (DEM), o município havia assinado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual, se comprometendo a ampliar o serviço para pelo menos 50% até o final do mandato, em 2016.
De acordo com a supervisora de atenção primária de Guarapari, Alessandra Gaigher, o melhor atendimento à saúde foi possível graças à união de três fatores: aumento do número de profissionais, reforma e ampliação de unidades de saúde e aquisição de novos equipamentos. Gaigher não soube precisar quantos profissionais foram contratados no total, mas disse que, só para o cargo de agente comunitário de saúde, foram mais de 70 profissionais.
“Antes de a atual administração assumir, havia sido realizado concurso público para agentes de saúde, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Quando o prefeito Orly assumiu, convocou os aprovados. Além disso, o município recebeu médicos dos programas Provab e Mais Médicos, do Ministério da Saúde”, enfatizou.
A supervisora destacou que o objetivo da prefeitura é ampliar ainda mais esse serviço até o fim da atual administração. Para isso, segundo ela, um novo concurso público para a área deve ser realizado em 2015.