Na primeira pesagem deste ano, menos da metade dos beneficiados, cerca de 48,7%, não cumpriram as exigências estabelecidas pelo calendário do programa. Para que essas pessoas não percam o benefício, a Secretaria de Saúde, por meio da referência do Programa de Alimentação e Nutrição, promoverá um mutirão de pesagem nesta sexta-feira (25), das 8h às 15h, em todas as 29 unidades básicas de saúde do município de Cariacica.
O acompanhamento na unidade de saúde é um dos pré-requisitos necessários para que as pessoas mantenham o benefício. Por isso, é preciso que todos os membros da família passem pela avaliação e seja verificado o crescimento das crianças e adolescentes e o cartão de vacina para que esteja em dia. No caso das gestantes, é realizado o acompanhamento do pré-natal.
O compromisso com a Educação é a regularidade da frequência escolar das crianças e adolescentes, enquanto que com a Secretaria de Desenvolvimento Social, a condicionalidade é a atualização do cadastro, que deve ser realizada a cada dois anos. O descumprimento de algum desses critérios pode provocar o cancelamento do benefício da família.
A referência técnica do Programa de Alimentação e Nutrição, Vanessa Alvarenga Crispim, explica que para a saúde a atualização deve acontecer duas vezes por ano para cada beneficiário. “Uma no primeiro semestre, de janeiro a julho, e o outro acompanhamento deve acontecer de agosto a dezembro. Este será o último mutirão deste ano. Portanto, quem ainda precisa realizar a pesagem, deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência”, ressalta.
Para realizar a pesagem, são necessários os seguintes documentos: cartão do Bolsa Família, cartão do SUS, documento com foto, cartão de vacina (para crianças de até 7 anos) e cartão do pré-natal (para as gestantes).
Serviço:
Mutirão de Pesagem do Programa Bolsa Família
Quando: 25 de novembro (sexta-feira), das 8h às 15h.
Onde: todas as Unidades Básicas de Saúde