Mais de oito toneladas de produtos impróprios para o consumo foram recolhidos em supermercados e açougues da Serra, durante os nove dias de força-tarefa realizada pelo Procon do município. A fiscalização intensificada percorreu dez estabelecimentos entre os dias 21 e 31 de março, depois de a Polícia Federal deflagrar a Operação Carne Fraca.
Apesar do foco da operação ter sido carnes e embutidos, o Procon ampliou a vistoria e analisou todos os itens à venda. No total, foram apreendidos 8.118 quilos de carnes, produtos enlatados, massas, biscoitos, grãos, doces, bebidas, produtos de limpeza, higiene e cosméticos. Esses itens foram apreendidos e descartados, e o estabelecimento pode ser multado.
Segundo o Procon da Serra, as principais irregularidades encontradas foram produtos com data de validade vencida, armazenados em temperaturas inadequadas de refrigeração, com embalagens danificadas ou sem informações de lote, data de fabricação e de validade.
De acordo com o diretor do órgão, Sérgio Meneghelli, as vistorias aos supermercados e açougues do município são comuns, mas a ação que resultou nessa apreensão foi antecipada com o objetivo de trazer tranquilidade ao cidadão serrano.