Geral

Mais de 800 mil moradores da Grande Vitória ainda não foram vacinados

Prefeituras de Cariacica, Vitória, Vila Velha, Serra e Viana realizam esquemas de vacinação e mutirões para cobrir quem ainda não foi vacinado

As prefeituras seguem com programação de vacinações neste fim de semana Foto: Jansen Lube

Mais de 800 mil da população estimada para receber vacina contra a febre amarela ainda não foram vacinados nos municípios de Cariacica, Vitória, Vila Velha, Serra e Viana. De acordo com as prefeituras, cerca de 707 mil moradores foram imunizados até esta sexta-feira (10).

Em Vitória, a meta da prefeitura é vacinar 80% da população estimada para receber a vacina, representada pelo número de 333 mil moradores. Segundo a prefeitura, foram vacinadas 210 mil pessoas. De acordo com o IBGE, a capital capixaba possui 359.555 moradores.

Já em Cariacica, foram vacinadas 93 mil pessoas, de acordo com levantamento feito pela prefeitura. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, não há uma população estimada para receber a vacina e todos os munícipes que estiverem aptos a serem vacinados serão. O município possui 384.621 habitantes, indica o IBGE.

De acordo com a prefeitura de Vila Velha, a população estimada para receber vacinação contra a febre amarela é de 400 mil. Até o momento, foram vacinadas 172.550 pessoas no município. Segundo a prefeitura, a meta é vacinar 100% da população estimada. De acordo com o IBGE, 479.664 pessoas habitam em Vila Velha.

No município da Serra, a prefeitura estipulou uma meta de vacinar 400 mil dos 494.109 moradores do município, de acordo com dados do IBGE. De acordo com a secretaria de saúde do município, 232 mil pessoas já foram vacinadas, número que representa 58% da meta.

Em Viana, 90% da população foi vacinada, segundo levantamento feito pela prefeitura. O município, que foi o primeiro da Grande Vitória a iniciar a vacinação cautelar, já vacinou 69.750 mil moradores dos 75.652 habitantes do município.

Para agilizar a vacinação, alguns municípios promoveram agendamentos, mutirões e até postos volantes. Veja abaixo como fica a vacinação em seu município:

Vitória

De acordo com a prefeitura, mais de 23 mil doses da vacina serão ofertadas aos moradores da capital neste sábado (11). Serão seis pontos estratégicos: Santo Antônio, São Pedro, Jardim da Penha, Jardim Camburi, Bento Ferreira e Ufes/Campus Goiabeiras. As senhas serão distribuídas a partir das 8 horas.

– Jardim da Penha: Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos, na avenida Doutor Pedro Feu Rosa, 180 – 4 mil doses
– São Pedro: Emef Maria José Costa Moraes, na rodovia Serafim Derenzi, 4449, São José – 2 mil doses
– Santo Antônio: Escola Ludovico Pavoni, avenida Santo Antonio 2030 – 3 mil doses
– Jardim Camburi: Centro de Celebrações da Primeira Igreja Batista, na rodovia Norte Sul – 4 mil doses
– Bento Ferreira: Arena Vitória, no Álvares Cabral – 7 mil doses
– Goiabeiras: Centro de Educação Física da Ufes – 3,5 mil doses

Cariacica

A Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica realizará, no próximo sábado (11), o Dia D da vacinação contra a febre amarela. O mutirão acontecerá no estádio Kleber Andrade, no bairro Rio Branco, a partir das 8 da manhã.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a previsão é de que 20 mil pessoas sejam imunizadas. Por causa do mutirão, as unidades de saúde não funcionarão neste sábado (11).

Vila Velha

Em Vila Velha, no sábado (11), a vacinação será em 11 pontos. Das 8h às 4h. No domingo, apenas no Ginásio do Tartarugão, em Coqueiral de Itaparica. No sábado, haverá vacinação nos seguintes pontos: Ginásio do Colégio Marista (Centro), Igreja Luterana (IBES), UMEF Ilha da Jussara, Cristóvão Colombo (Movimento Comunitário), Escola João Calmon (Parque das Gaivotas), Escola Leonel Brizola (Santa Rita), Escola Paulo Mares Guia (Cobilândia), US Barra do Jucu (antiga Casa de Cultura), São Torquato (Assembleia de Deus) e Fazenda Xuri (zona rural de Vila Velha).

Serra

No próximo sábado (11), a Prefeitura da Serra irá realizar um novo mutirão de vacinação contra febre amarela. Serão distribuídas 20 mil doses em sete Unidades de Saúde do município. As unidades funcionarão das 9 horas às 15 horas, e o atendimento será organizado por meio de distribuição de senhas, a partir das 8 horas.

Haverá vacinação nas Unidades Regionais de Jacaraípe, Serra-Sede, Serra Dourada, Boa Vista, Feu Rosa, Novo Horizonte e na Unidade Básica de Nova Almeida.

Viana

O agendamento online para a vacinação contra a febre amarela do município de Viana já está disponível e será realizado pelo site da Prefeitura de Vitória. Na ferramenta, as pessoas devem selecionar o município e, depois, escolher o horário da imunização: manhã ou tarde. O próximo passo é selecionar a US Vila Bethânia para fazer a marcação, que estará disponível a partir de terça-feira (14).

O atendimento espontâneo continua e, na próxima semana, em horário especial para atender quem teve dificuldade de horário durante o dia. A equipe da Saúde estará de segunda a quinta, das 17h às 21 horas, na quadra da EMEF Marcílio de Noronha.

Contraindicados

A vacinação contra febre amarela segue critérios recomendados pelo Programa Nacional de Imunizações. O Ministério da Saúde alerta que, nos casos de pacientes com imunodeficiência, a administração da vacina deve ser condicionada à avaliação médica de risco-benefício. Pessoas com histórico de reação alérgica a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina e outros produtos com proteína bovina), além de pacientes com histórico anterior de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, ausência de timo ou remoção cirúrgica) também devem buscar orientação profissional.

A vacina é contraindicada para:

– Crianças menores de 6 meses de idade;
– Pacientes com imunodepressão de qualquer natureza;
– Pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave;
– Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia,radioterapia, imunomoduladores);
– Pacientes submetidos a transplante de órgãos;
– Pacientes com imunodeficiência primária;
– Pacientes com neoplasia;
– Indivíduos com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras);
– Pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica);
– A administração deve ser analisada caso a caso na vigência de surtos.