Geral

Mais de três mil pessoas pulam roleta todos os dias nos ônibus da Grande Vitória

Para inibir a ação dos ‘puladores’, que gera um prejuízo de R$ 250 mil por mês, a Ceturb decidiu testar as roletas mais altas em uma linha de Cariacica

Em apensos dois meses de testes, houve uma redução de 80% nas puladas de roleta Foto: TV Vitória

Todos os dias, mais de três mil pessoas pulam a catraca dos coletivos na Grande Vitória, o que era um prejuízo de R$ 250 mil por mês para as empresas que fazem parte do Sistema Transcol. Os números foram divulgados pela Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb – GV)

Para evitar a evasão, um novo modelo de catraca mais alta está sendo testada pela companhia. O equipamento já funciona na linha 715 do Trancol que liga o Terminal de Campo Grande ao bairro Jardim Campo Grande, em Cariacica. 

Segundo informações da Ceturb, em apenas dois meses de testes houve uma redução de 80% nas puladas de roleta. As catracas mais altas já passaram por seis linhas dos municípios de Vila Velha, Viana e Cariacica.

O presidente da Ceturb Alex Mariano informa que as novas catracas ainda estão em fase de estudo e são instaladas de forma gradativa, nas regiões de maior necessidade e de acordo com o resultado.  

“Toda a região metropolitana está mapeada onde ocorrem mais estes fatos para podermos ampliar de acordo com este mapeamento. Isto também não quer dizer que a linha terá o sistema de novas roletas para sempre, ela pode voltar para o sistema anterior. Se o comportamento daquela região mudar, o sistema da catraca baixa pode continuar”.

Confira o vídeo: