O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (24) os impactos de dez meses de atuação do programa do Governo Federal, Mais Médicos, no Espírito Santo. Mais de 1,4 milhão de capixabas foram beneficiados, em 54 municípios que fazem parte do programa.
O balanço do programa Mais Médicos foi apresentado pelo secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Héider Pinto. De acordo com o secretário, depois de dez meses de atuação no Estado, o programa ampliou em 400 o número de profissionais no Espírito Santo, beneficiando aproximadamente 1,4 milhão de pacientes.
“Se no Brasil nós tivemos um aumento de 35% na quantidade de consultas na atenção básica e o Brasil houve a redução de 20% nos encaminhamentos a internação hospitalar, os dados do Espírito Santo são mais expressivos com uma redução de 36% nos encaminhamentos para internação hospitalar”, diz Pinto.
No Estado, 54 municípios fazem parte do programa e a intenção é ampliar o numero de médicos conforme a necessidade de cada região capixaba. No Espírito Santo os índices superaram a média nacional.
Sobre as polêmicas envolvendo o programa quanto ao idioma e à formação dos profissionais, Pinto diz que as questões sobre o assunto foram sanadas. “Cada vez mais a gente tem superado as dificuldades e as críticas com o diálogo. Esse é o momento de avaliar os resultados da ação”, completa.