Geral

Mais um grupo de alunos da rede estadual do ES retorna às aulas nesta segunda

A liberação vale para escolas da rede estadual nas cidades classificadas como 'Risco Baixo' no Mapa de Risco divulgado pelo governo

Foto: EBC

Conforme previsto em decreto do governo estadual, nesta segunda-feira (26), mais um grupo de estudantes da rede pública retorna as atividades presenciais. Desta vez, são os estudantes do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano. A liberação vale para as escolas da rede estadual nas cidades classificadas como ‘Risco Baixo’ no Mapa de Risco divulgado pelo governo. 

Na Escola Major Alfredo Rabaioli, localizada no bairro Mario Cypreste, em Vitória, o movimento do retorno às atividades era tranquilo, na manhã desta segunda. Os alunos que chegaram mais cedo aguardaram a entrada mantendo distanciamento do lado de fora. Na entrada, além da disponibilização de álcool em gel, a temperatura era aferida e o uso de máscara era obrigatório.

Foto: TV Vitória

Na unidade, cerca de 200 alunos estão matriculados no Ensino Fundamental II, no entanto, de acordo com o diretor Reneri Gonçalves de Melo, o número de estudantes que deve retornar será bem menor. “Hoje está voltando o Fundamental 2 e eles estavam ansiosos para o retorno. A expectativa é que pelo menos 40 alunos retornem hoje. A escola está preparada, estamos com dois coordenadores e pedagogo. Temos câmeras de monitoramento para vermos se alguém está saindo sem máscara”, disse.

Retorno 

O plano para o retorno, segundo a Secretaria de Educação (Sedu) segue as diretrizes já estabelecidas para os outros níveis da educação que já retornaram com as atividades presenciais (Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional). Entre as medidas de segurança, estão o uso de álcool em gel, uso de máscaras obrigatório por todos, aferição de temperatura, sinalização de distanciamento dentro das escolas, organização dentro das salas de aulas com nova disposição das carteiras e outras.

O Ensino Fundamental II será retomado em duas semanas, sendo que a cada semana haverá revezamento de 50% dos estudantes de cada turma. Para cada grupo de alunos, a cada semana, as unidades escolares deverão realizar:

– acolhimento dos alunos, com momento para reflexão sobre o contexto de pandemia;

– orientação em relação aos protocolos sanitários; uma reunião com o conselho de líderes de turmas para validar os protocolos com os alunos;

– avaliações Diagnósticas;

– monitoramento do absenteísmo, que é o monitoramento da falta de assiduidade, seja por ausência ou atraso. O mesmo trabalho foi feito nos outros níveis de educação, caberá à família fazer a escolha quanto à presença ou não de seus filhos na escola.

Seguindo o calendário da Sedu, no próximo dia 03 de novembro é a vez do retorno dos estudantes do Fundamental 1 (do 1º ao 5º ano). As escolas municipais também estão autorizadas a retornar, desde o dia 13 de outubro. Cabe a cada prefeitura decidir sobre a retomada ou não de suas atividades presenciais.

De acordo com a Sedu, o Programa EscoLAR (atividades remotas) seguirá complementando as aulas presenciais e preenchendo o tempo da semana em que não terá aula presencial. 

*Com informações do repórter Lucas Henrique Pisa, da TV Vitória/Record TV