Já falamos aqui no Especial Mamãe e Bebê do Folha Vitória a importância da boa alimentação na infância. E as frutas, é claro, precisam fazem parte desse menu. Elas contêm água, fibras, vitaminas, sais minerais, frutose, carboidratos, gorduras e proteínas e, ainda, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ingestão desses alimentos diminui o risco de diabetes e obesidade.
Juliane Aguiar passou por momentos difíceis na hora de introduzir frutas na alimentação do filho Carlos Eduardo, hoje com cinco anos. “Foi um pouco estressante. Ele não se interessava por frutas e cada vez que oferecíamos, não era algo divertido”. Já com a mais nova, Emanuelle, de um ano e cinco meses, ela recorreu a um método que conquistou europeus e norte-americanos: o BLW, Baby Led Weaning, ou o desmame que o bebê lidera, em tradução livre.
O método é simples e basicamente significa deixar o bebê pegar pedaços de alimentos a partir dos seis meses. Ele prova e se gostar, come. Se não gostar, não come. “Então, fizemos assim e a princesa adorou! Ela fez a maior festa com todas as frutas que oferecemos: manga, melancia, laranja, banana, maçã… Ela pega, amassa, chupa, lambe… é muito legal. Ela não come uma quantidade muito grande, mas tem contato com uma variedade muito grande durante o dia”, conta Juliane.
Especialistas recomendam que crianças acima de um ano consumam de três a quatro porções de frutas por dia. Então, nada de ceder à careta do seu filho na hora de oferecer fruta para ele. Listamos cinco dicas para fazer deste momento uma grande brincadeira, tanto para você quanto para seu pequeno.
– Invente desenhos com frutas no prato. Deixe sua imaginação rolar solta e crie, por exemplo, um rosto de palhaço usando uvas para os olhos, cereja para o nariz e banana para a boca. Também dá para fazer a carinha de um cachorro, basta utilizar fatias de banana e passas para os olhos, ameixa para o nariz e fatias de morango para a língua. Legal, né?!
– Coloque frutas picadas e sortidas em espetinhos para churrasco.
– Jogue um iogurte em cima das frutas. Fica uma delícia!
– Prepare salada de frutas com formatos diferentes. Atualmente é possível encontrar cortadores com várias formas como estrelas e coração.
– Frutas também podem se transformar em picolés deliciosos. Basta cortá-las em cubinhos, misturar com suco de laranja ou limão, colocar em fôrmas próprias, espetar um palito de madeira e levar ao congelador.