Geral

Mais de mil pessoas deverão participar de ações ambientais em Cachoeiro

Evento é importante para a conscientização da sociedade sobre a importância de cuidar melhor do Rio Itapemirim e dos Córregos da cidade. Toda a população está convidada

Evento enfatiza importância de cuidar melhor do Rio Itapemirim e dos córregos da cidade. Foto: Paulo José.

Mais de mil pessoas são esperadas para a “Manhã de Educação Ambiental” que a empresa responsável pelo tratamento da água e esgoto em Cachoeiro de Itapemirim realiza na manhã deste sábado (24) no município.

Nesta “Manhã de Educação Ambiental”, que acontece na quadra da Escola Florisbelo Neves, no bairro Novo Parque, uma caminhada percorrerá as ruas do bairro com o objetivo de despertar a atenção dos moradores para a iniciativa de preservar os recursos naturais. Essa ação faz parte do Programa de Revitalização dos Córregos, lançado em junho de 2014, em Cachoeiro.

“Na mesma manhã, teremos várias atividades recreativas, de educação ambiental e cidadania, para as crianças e suas famílias, sendo oferecidas gratuitamente na quadra da escola a partir das 7 horas”, explica Micheline Bernabé, responsável pela área de Responsabilidade Socioambiental da empresa.

O Programa de Revitalização dos Córregos é uma parceria da Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares de Cachoeiro de Itapemirim (Fammopoci), com a Prefeitura Municipal, a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa) e a Odebrecht Ambiental (concessionária municipal dos serviços de água e esgoto).

A Polícia Ambiental, o Hospital Unimed, a Drogaria do Povo, o Grupo Unido, o Lions Frade e a Freira, entre outros parceiros, também estarão presentes. “Esse trabalho é importante para a conscientização da sociedade sobre a importância de cuidar melhor do Rio Itapemirim e dos Córregos da nossa cidade”, destaca o comandante da Companhia de Polícia Ambiental de Cachoeiro, o capitão Reinaldo Faria Vieira.

“Para participar conosco de todo o programa, estamos convidando não apenas as lideranças e as entidades da sociedade, como também a população. As famílias também podem participar dessa Manhã de Educação Ambiental e se informar sobre as outras iniciativas que estão sendo desenvolvidas para revitalizar os córregos”, destaca Denis Lacerda, diretor da Odebrecht Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim.

Educação e inovação

A realização da Manhã de Educação Ambiental também é parte importante de outra etapa do programa: a conclusão do curso de formação de agentes ambientais comunitários que envolveu dezenas de voluntários nos últimos meses.

Os novos agentes são vizinhos dos bairros Gilson Carone e Santo Antonio que, agora mais qualificados e organizados, começam a apoiar suas comunidades no desenvolvimento de projetos locais.