Alegria, prazer e satisfação. Essas são algumas palavras que a manicure Elaine Santos, de 41 anos, usa para definir o que sente quando atende as suas clientes em um salão localizado no bairro Santa Luíza, em Vitória.
A manicure, então, queria encontrar uma forma de externar tamanha felicidade. Foi nesse momento que ela teve a ideia de abandonar o uniforme do salão aos sábados e ir trabalhar fantasiada.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
“Eu sempre gostei de ser diferente em tudo o que me proponho a fazer. Há uns três ou quatro meses, eu fiz uma proposta para a dona do salão. Disse que queria trazer um clima diferente pro nosso ambiente de trabalho. Ela sempre me deixou muito à vontade pois eu já havia trabalhado com ela antes. Assim, eu comecei a vir trabalhar de salto, com acessórios e, logo depois, tivemos a ideia das fantasias”, explicou.
Elaine conta que as clientes se empolgaram com a ideia e decidiram patrocinar algumas fantasias. Ela destaca ainda que é tudo no improviso.
“Como eu venho fantasiada apenas aos sábados, durante a semana sempre há uma expectativa enorme das clientes para saberem qual será a minha fantasia da semana. Algumas estão até me patrocinando com acessórios. É claro que é tudo no improviso, mas, é tudo pensado com muito carinho”, disse.
A proprietária do salão, Rose Simões, garante que ter uma profissional como a Elaine no seu quadro de funcionários é um grande diferencial para o estabelecimento.
“Ter alguém com a espontaneidade, alegria e desenvoltura da Elaine é maravilhoso. Ela chegou agregando muita alegria ao salão. Todo mundo se empolga muito com o jeito dela. Fico muito feliz com a influência que o temperamento dela exerce sobre nós”, afirmou Rose Simões.
Já a Rita, cliente do salão há mais de 10 anos, diz que adora frequentar o estabelecimento, pois o clima do local é contagiante.
“A maioria das vezes que eu venho aqui a Elaine está caracterizada de uma forma diferente. Hoje, ela está de cigana. Mas, em outras ocasiões, ela já se vestiu de bruxinha, cowboy, de quadrilha e muitas outras. Eu adoro, é tudo de bom”, declarou a cliente.
Como surge a ideia para as fantasias?
Elaine explica que sempre aceita as sugestões das clientes para as fantasias. Uma das inspirações são as datas comemorativas. No dia das mães, por exemplo, a manicure foi ao trabalho vestida de Dona Hermínia, dos filmes ‘Minha mãe é uma peça’. Veja:
“As fantasias representam a minha alegria. Eu sempre falo que eu não vou trabalhar, mas sim que eu vou me divertir e, consequentemente, ganhar dinheiro”, brincou ela.
Manicure há 23 anos e mãe solo
Elaine Santos exerce a profissão há cerca de 23 anos e se inspirou na própria mãe, que também era manicure.
Além disso, ela conta que criou os 5 filhos sozinha apenas com a renda obtida como manicure.
“Eu sempre encarei os desafios da vida de forma leve. Criei os meus 5 filhos sozinha. Tive a minha primeira filha aos 16 anos e hoje ela está com 24 anos fazendo faculdade de direito. Esse resultado é fruto da minha resiliência, fé e força de vontade. Tenho uma fé inabalável”, finalizou Elaine.
*Texto da estagiária Nayra Loureiro sob supervisão da editora Erika Santos
LEIA TAMBÉM: Menino autista do ES que viralizou com venda de desenhos tem encomendas até do Japão