Um grupo de manifestantes realizou um protesto contra a insegurança no bairro Nova Brasília, no município de Cariacica. O protesto teve início por volta das 18h, com o objetivo de chamar a atenção das autoridades para a constante violência presente na região.
Cerca de 100 pessoas participaram do ato. O grupo realizou passeata pelas ruas do bairro exibindo balões na cor branca e cartazes com os dizeres “Queremos mais segurança” e “Guarda Municipal já”. Alguns manifestantes levaram boletins de ocorrência registrados por roubo no bairro.
Segundo os manifestantes, têm ocorrido diversos assaltos na região e não há sensação de segurança. “O povo está clamando por um efetivo de guardas municipais e mais policiamento nas ruas do bairro”, afirmou uma moradora da região.
PM responde
Por meio de nota, a Polícia Militar informou que se reuniu com a comunidade do bairro Nova Brasília na última segunda-feira (10), para discutir assuntos relacionados a segurança na região. Segundo a PM, medidas sobre as ações de policiamento ostensivo já foram intensificadas no bairro, como abordagens, motopatrulhamento e ponto base.
A PM disse ainda que viaturas da Patrulha da Comunidade também circulam na região com o objetivo de prevenir os crimes contra o patrimônio. “É importante que a comunidade mantenha esse canal de diálogo com a Polícia Militar, por meio da 1ª Companhia do 7º Batalhão, pois somente assim a PM poderá melhorar a prestação do serviço policial e também adequar as ações já desenvolvidas as reais necessidades da comunidade”, disse a PM.
Por meio de nota, a Prefeitura de Cariacica informou que a segurança pública é de responsabilidade do Governo do Estado por meio das Polícias Civil e Militar, e que a cidade possui menor arrecadação per capita do estado, o que não permite, atualmente, implantar uma guarda municipal. Segundo a nota, assim que o quadro financeiro do município se alterar positivamente, a Guarda Municipal será instituída. A nota diz ainda que a cidade contribui para a segurança pública por meio da Central de Videomonitoramento e participação ativa no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), onde são traçadas estratégias de parceria junto à Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros.