Geral

Manifestantes protestam e fecham entrada da Ufes em Vitória

Os manifestantes estão concentrados nas entradas da Ufes em Goiabeiras. Segundo informações da guarda de Vitória, o protesto começou por volta das 5h30

Os carros não estão podendo entrar na Ufes Foto: TV Vitória/ Rafaela Freitas

Um grupo de manifestantes está impedindo a entrada de carros no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em Goiabeiras na manhã desta quinta-feira (24), em Vitória. Os pedestres estão entrando normalmente. 

Acompanhe como está o trânsito em tempo real!

De acordo com as primeiras informações passadas pela Guarda Municipal de Vitória, o grupo fechou as catracas e estão impedindo os motoristas de entrarem na universidade. Uma longa fila de carros se formou próximo às duas entradas da Ufes. O trânsito na avenida Fernando Ferrari flui normalmente.

Greve de professores

Os professores da Ufes entraram em greve no dia 16 de novembro. De acordo com a categoria, a paralisação é um protesto contra a PEC 55/16 – antiga PEC 241/16 já em tramitação no Senado – e que prevê o congelamento dos investimentos públicos em todas as áreas pelos próximos 20 anos, nas três esferas de poder. 

A categoria também é contrária à Medida Provisória 746, que reforma o ensino médio; às reformas trabalhista e previdenciária; e ao projeto de lei Escola sem Partido. Os docentes também questionam a proposta de emenda à Constituição (PEC 53/2016), de autoria da senadora Rose de Freitas (PMDB-ES).

A decisão da greve docente veio após uma assembleia realizada na última sexta-feira (11), no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), no campus de Goiabeiras, em Vitória. Foram 200 votos a favor, 159 contra e cinco abstenções. Depois de optarem pela paralisação, os professores votaram novamente, decidindo que ela será por tempo indeterminado.

Com a paralisação, a categoria se junta ao movimento paredista dos técnico-administrativos e estudantes da Universidade que também são contra uma série de medidas do Governo Federal.