Servidores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizam um protesto no Centro de Vitória, desde o início da tarde desta quinta-feira (27). A mnaifestação interditou a Avenida Jerônimo Monteiro, uma das de maior fluxo da Capital.
Também participam do protesto servidores públicos do estado, sindicatos rurais, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e pequenos proprietários rurais. De acordo com os organizadores do movimento, mil pessoas participam do ato.
Os manifestantes reivindicam o fortalecimento da agriculta familiar no Espírito Santo e uma melhor estrutura de trabalho. Além disso, abordam em cartazes e “palavras de ordem”, temas sociais e econômicos, como a reforma agrária, reforma política, reforma da previdência e o sucateamento do serviço público. Eles também se posicionam contrários a PEC 241, recentemente aprovada na Câmara Federal, e o Governo Temer.
Nova Manifestação
Também está previsto para esta quinta-feira (27), às 14 horas, grande manifestação dos servidores públicos. A concentração ocorre em frente ao Teatro Carmélia, localizado no bairro Mário Cypreste, em Vitória, e segue até o Palácio Anchieta. De acordo com os organizadores, haverá um grande encontro entre as duas manifestações em frente à sede do poder executivo do Espírito Santo.
Nesta semana, vários protesto ocorreram na Grande Vitória, muitos em razão do Dia do Servidor Público, comemorado nesta sexta-feira (28).
Para o diretor do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Estado do Espírito Santo (Sindipúblicos), Amarildo Santos, a manifestação é uma forma de chamar atenção da sociedade para as reivindicações da categoria.