A bicicleta é um veículo de transporte democrático, faz bem a saúde e não polui o meio ambiente. E para aproveitar os melhores locais para pedalar a Secretaria dos Transportes e Obras Públicas (Setop) entregou nesta sexta-feira (19) o Mapa de Ciclorrotas da Grande Vitória. Com o mapa é possível identificar as ciclovias, ciclofaixas e as ciclorrotas mais adequadas para circular, além de mostrar também onde estão os paraciclos, os bicicletários e as oficinas de bicicletas.
O mapa foi traçado com ajuda dos ciclistas e será distribuído gratuitamente ou poderá ser baixado na internet. No mapa é possível encontrar os percursos que levam a praças, praias, hospitais, universidades, áreas turísticas e culturais.
A Setop fez então um inventário técnico das características físicas, ambientais e de tráfego de cada trecho, para classificação em “Rota Adequada” ou “Rota com Tráfego Intenso”.
O mapa apresenta a extensão de 152,37 km de ciclorrotas, totalizando os cinco municípios envolvidos. Tendo Vila Velha 50,83 km – 33%, Vitória 50,22 km – 33%, Cariacica 23,29 km – 15%, Serra 23,29 km – 15% e Viana 4,75 km – 3%.
“É a primeira vez que se faz o traçado da malha cicloviária da Grande Vitória. O mapa resultante foi validado pelos ciclistas envolvidos e facilitará a locomoção dos usuários do sistema com mais segurança e conforto.
O uso da bicicleta está em seu auge, sabemos que é o modal da vez e esperamos que esse material traga benefícios na circulação”, pontuou o secretário dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno.