Geral

Mar agitado invade orla e coloca em risco comércios e casa em Meaípe

Parte do muro de contenção, árvores e até dois postes foram derrubados e arrastados para dentro do mar

Foto: Reprodução

A força das ondas destruiu trechos da orla de Meaípe, no litoral sul do Espírito Santo. Comerciantes e moradores estão em estado de alerta desta da tarde desta terça-feira (4), quando o mar começou a ficar agito.

Na segunda-feira (2), a Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), emitiu uma nota alertando sobre a possibilidade de mau tempo na faixa litorânea e em todo Espírito Santo. O aviso, válido para a terça (4) e quarta (5), indica a intensificação de ventos, com intensidade de até 60Km/h. 

Parte do muro de contenção, árvores e até dois postes foram derrubados e arrastados para dentro do mar. 

“Situação complicadíssima! Veio esse vento sul muito forte, com ondas grandes. Eu estou aqui há 23 anos e nunca vi nada igual. Por estar perto da orla a gente fica com medo de perder nosso imóvel”, afirmou o dono de um quiosque.

Os restaurantes na orla também tiveram mesas e cadeiras arrastadas. Por conta do risco de inundação, a Defesa Civil foi acionadas e esteve no local monitorando a situação e auxiliando os moradores. 

Foto: Reprodução

O local já foi afetado outras vezes pelo mar agitado. Em 2017, uma ressaca atingiu o município e a orla foi interditada. Já em dezembro do mesmo ano, um muro de contenção foi construído. Porém, em agosto de 2018,  ele foi destruído novamente.

Apesar de não informar datas, a prefeitura diz que já existe previsão para obras de revitalização da orla. Segundo a administração, serão realizados obras de pavimentação, acessos com rampas e outros equipamentos públicos.