Na madrugada do último sábado (31), a força do mar causou novos estragos na Praia do Riacho, em Guarapari. Moradores temem ter que deixar suas casas com o avanço das águas. Uma castanheira, que já estava comprometida pelo avanço do mar, foi derrubada.
A praia já havia sido interditada por apresentar risco a quem passa pela região, principalmente de carro.
O coordenador da Defesa Civil de Guarapari, Romildo Scalzer, disse que a ressaca tem sido forte e que a situação vem sendo monitorada. “Caíram duas arvores e dois postes, situação que já estava prevista. A erosão e o índice de destruição no local estão acima do esperado. O mar está avançando mais e o que prejudica é que o ambiente é muito arenoso”, disse Scalzer.
Ainda segundo Romildo, as rajadas de vento e as ondas de mais de 1,80m pioraram a situação neste fim de semana. O local já recebeu cerca de 200 metros cúbicos de pedra e areia e mais materiais serão depositados para impedir o avanço e conter a erosão.
Durante visita ao local, feita no dia 12 de março, o Prefeito Edson Magalhães prometeu iniciar a obra em oito dias, o que não aconteceu. “Nós vamos empregar a mesma técnica que foi empregada em Meaípe, eu vou ao Ministério Público, espero que em oito dias comece obra aqui para terminar em 30 (dias)”, disse o prefeito na ocasião. A licitação de empresa para obra foi marcada hoje, conforme publicação no Diário Oficial dos Municípios.