Geral

Indígenas de Aracruz fecham parte da ES-010 em protesto contra marco temporal

Manifestantes são contra o marco temporal da demarcação das terras indígenas, que terá votação retomada pelo plenário do STF nesta quarta-feira (30)

Foto: Reprodução/ WhatsApp TV Vitória

Indígenas de aldeias de Aracruz, no Norte do Espírito Santo, fazem uma manifestação na Rodovia ES-010 na manhã desta quarta-feira (30). 

O ato é contra a ação do marco temporal, que voltará a ser votado no plenário do Supremo Tribunal Federal. Os indígenas estão reunidos para acompanhar a votação.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Segundo os manifestantes, há dois pontos de interdição parcial na rodovia, um próximo a Coqueiral e outro na entrada da Vila do Riacho. O trânsito segue em pare e siga.

STF retoma julgamento do marco temporal

O julgamento da ação que aborda a constitucionalidade do marco temporal para demarcação de terras indígenas será retomado nesta quarta-feira (30) pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

LEIA TAMBÉM: Morador de Vila Velha tem documento roubado e é “morto” pela Receita Federal

O julgamento da ação havia sido suspenso em junho após o ministro André Mendonça pedir vista. Na época, indígenas de várias regiões do país, inclusive de Aracruz, também realizaram manifestações.

Pelas regras internas do Supremo, Mendonça teria 90 dias para devolver o processo para o plenário. A análise do ministro foi concluída antes do prazo e a votação será retomada.

Até o momento, foram dois votos contrários ao marco temporal e um favorável. Edson Fachin e Alexandre de Moraes se manifestaram contra e Nunes Marques a favor.

LEIA TAMBÉM: Governo do ES diz que vai acatar recomendações do MPES sobre Terceira Ponte

Faltam os votos dos ministros André Mendonça, Cristiano Zanin, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e a presidente do tribunal, Rosa Weber.

O que é o marco temporal?

Defendida principalmente pelos proprietários de terras, o marco temporal define que os indígenas somente teriam direito às terras que estavam em sua posse em 5 de outubro de 1988, quando a Constituição Federal foi promulgada. Os indígenas são contra esse entendimento.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.