O baixo nível do rio Itabapoana e do rio Muqui Norte, e a presença de água salobra na captação Estação de Tratamento de Água (ETA), na Praia das Neves, tem causado problemas para os moradores de Presidente Kennedy há mais de uma semana. A falta de chuva no município está agravando ainda mais a situação e não há previsão de normalização.
De acordo com a Prefeitura de Presidente Kennedy, com a alta da maré há momentos durante o dia que a água se encontra salobra no ponto de captação da ETA de Praia das Neves. Esta água não está sendo distribuída para à população, visto que ela não pode ser consumida e a salinização corrói os equipamentos de distribuição causando prejuízos na manutenção dos mesmos.
E não são só as residências que têm sido afetadas com a falta de água no município. A agricultura também sofre com o problema, o que pode acarretar impactos na economia da cidade.
Segundo a Prefeitura, dados da Organização das Nações Unidas, mostram que cada pessoa necessita de 3,3 m³/pessoa/mês, ou seja, cerca de 110 litros de água por dia, para atender as necessidades de consumo e higiene. Porém, em algumas comunidades de Presidente Kennedy, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 250 litros/dia.