Em Marechal Floriano, foi realizada uma nova eleição para o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) da cidade. A votação aconteceu no dia 23 de outubro (terça-feira) pela manhã no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e os novos membros serão nomeados na quinta-feira (25) no Diário Oficial Municipal.
A nova diretoria do CMAS tem mandato de dois anos e vão tomar posse do cargo no dia 30 de outubro (terça-feira). O vice-prefeito, Junior Lovatti, esteve na Assembleia Geral, juntamente com representantes do Ministério Público, da Polícia Civil, do Conselho Estadual da Assistência Social, da Assistência Social e Direitos Humanos, da Câmara Municipal de Marechal Floriano e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.
Além destes, a Pestalozzi, o Lar de Idosos Sou Feliz, Projeto Arca, a Associação para Desenvolvimento Comunitário de Rio Fundo e Grupo da Terceira Idade de Marechal Floriano também estavam representados na Assembleia Geral.
O processo eleitoral realizado é importante para o controle social e para a efetivação do Sistema Único de Assistência Social. Além disso, a realização de uma eleição ressalta o papel do conselho como espaço democrático de participação da sociedade e a dimensão que possui no controle social da Política de Assistência Social.
Conselho Municipal de Assistência Social
O CMAS é um órgão superior de deliberação colegiada com caráter permanente do sistema de composição paritária entre governo e sociedade civil. É vinculado à estrutura da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. É dever do CMAS convocar eleição da Sociedade Civil a cada dois anos. As ações realizadas pelo CMAS são previstas em Lei Municipal.