A Marinha do Brasil reforçará as ações educativas de combate à dengue em Vitória. Neste sábado (13), agentes de combate às endemias e militares da corporação farão visitas a residências e abordagens nas ruas de Jardim Camburi.
“Por ser o bairro mais populoso de Vitória, Jardim Camburi se torna também o local com mais números de notificações por dengue e alto índice de infestação do mosquito. Esperamos que, com o reforço da Marinha, a população compreenda a seriedade do seu papel no combate ao Aedes aegypti”, explica a gerente de Vigilância em Saúde Ambiental, Arlete Frank Dutra.
Além de Jardim Camburi, a Marinha também estará junto com os agentes de endemias nos bairros Ilha de Santa Maria e Nova Palestina na próxima semana. Esses bairros apresentaram índices elevados de infestação do Aedes aegypti nos últimos levantamentos da equipe.
Aumento de notificações
A combinação de chuvas e temperaturas elevadas e o retorno do vírus tipo 2 da dengue, que não circulava no município há cerca de sete anos, fizeram o número de casos de dengue aumentar na capital este ano.
“Essa combinação de situações fez o número de casos de dengue aumentar, não apenas no período esperado, que é de dezembro a abril, quando temos as condições climáticas favoráveis ao mosquito, mas também fora desse período, em maio e até junho. É uma situação atípica em relação aos anos anteriores em Vitória”, explica a gerente de Vigilância em Saúde, Arlete Frank Dutra.