Geral

Material escolar usado pode ser doado. Saiba como!

A Fundação Praia do Canto está arrecadando materiais escolares em bom estado de conservação para garantir a educação de uma criança em 2019

Foto: Reprodução/Pexels

Fim de ano letivo e a criançada já está de olho nas férias. O que para os pequenos é uma diversão, para os pais e responsáveis também é sinônimo de mais um gasto: a compra dos materiais escolares para o próximo ano. Mas é nessa hora que surge a dúvida sobre o que fazer com o material usado. Doe!

A Fundação Beneficente Praia do Canto (FBPC) está recolhendo materiais escolares usados em bom estado para compor a lista das crianças atendidas pela entidade. As doações podem ser realizadas na sede da Igreja Batista da Praia do Canto, em Vitória.

Se você pretende comprar uma nova mochila, com um novo personagem para o seu filho, que tal doar aquela que foi usada neste ano para uma outra criança. Também podem ser reaproveitados lápis, canetas, canetinhas, lápis de cor, estojos e outros materiais.

O trabalho da Fundação Beneficente Praia do Canto atende 132 crianças e adolescentes, com faixa etária de 7 a 15 anos. Os beneficiários participam das atividades da Fundação no contraturno escolar e recebem diariamente lanche e almoço. A entidade é apoiada pelo Instituto Americo Buaiz.

A instituição é uma Organização não Governamental fundada pela Igreja Batista da Praia do Canto, em 1983, completando 35 anos de trabalho em 2018. O caráter da entidade é beneficente, filantrópico, caritativo, cultural, artístico, instrutivo, científico, literário, recreativo e esportivo.

O trabalho é realizado na região da grande São Pedro. A escolha do local deu-se ao fato de que nos anos 70 e 80 a região era um bolsão de miséria, onde imigrantes de diversas partes do país construíram barracos de palafitas para viver em condições precárias, sem serviços básicos de primeira necessidade.

O público atendido é composto por famílias em situação de risco, vulnerabilidade social e situação econômica de baixa renda, que precisa trabalhar e que conta com programas e projetos sociais para manterem seus filhos em segurança e oportunizar aprendizado e desenvolvimento, evitando que fiquem sozinhos em casa ou nas ruas expostos aos riscos que a rua oferece.

O trabalho de assistência social é desenvolvido por meio de oficinas de Cidadania, Canto Coral, Hip Hop, Esportes de quadra (vôlei, handebol, basquetebol e futsal) Instrumentalização, skate e Jiu Jitsu. Cada oficina é oferecida duas vezes por semana, minimizando a evasão e desinteresse dos alunos, promovendo a descoberta de talentos e habilidades.

A instituição também faz acompanhamento escolar. Um serviço que consiste no acompanhamento e desenvolvimento escolar e na sistematização das atividades das crianças e adolescentes com deficiência ou defasagem no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma serão ampliadas as possibilidades de aprendizagem, formando pessoas melhores para a vida, além de elevar a autoestima e promover a autonomia, que é o objetivo a ser alcançado neste serviço.