O período de matrículas novas na rede municipal de ensino de Cachoeiro de Itapemirim começa na próxima segunda-feira (2). É o momento de alunos de outras redes, que desejam migrar para as escolas municipais em 2020, garantirem suas vagas.
Pela primeira vez, os pais e responsáveis poderão realizar a solicitação de matrícula pela internet, por meio do Portal do Aluno. O prazo vai até o dia 8 de dezembro.
No ato da inscrição, os pais terão duas opções de unidades de ensino mais próximas de suas residências e, ainda, uma terceira, mais afastada do endereço indicado.
A matrícula on-line é o primeiro passo para garantir a vaga. Isso porque, entre os dias 11 e 13 de dezembro, os pais deverão comparecer às secretarias das unidades de ensino escolhidas para efetivação da matrícula.
Para isso, deverão apresentar declaração escolar da última unidade em que o aluno estudava, contendo a série a ser cursada em 2020, e, também, levar cópias atualizadas de: cartão de vacina, CPF dos pais ou responsáveis e do estudante, comprovante de residência (conta de energia) e laudo médico atualizado, no caso de crianças com necessidades especiais. O atendimento é realizado das 7h às 17h.
Quem não tem acesso à internet ou encontrou alguma dificuldade para usar o Portal do Aluno, pode contar com o suporte dos secretários escolares, nas unidades de ensino.
Matrícula presencial
Em algumas escolas municipais de Cachoeiro, em regiões em que há dificuldade de acesso à internet, as solicitações de matrículas novas serão feitas, somente, presencialmente. São elas: “Prof. David Alberto Loss”, “Alberto Sartório”, “São João da Lancha”, “Pluridocente Tijuca”.
Já na escola “José Antônio Colombini Egramphonte”, supercreche que será inaugurada no bairro Village, os sistemas digitais ainda estão em fase de instalação e, para não prejudicar os prazos, a Seme orienta que os responsáveis procurem a unidade para executarem a matrícula.
O processo de ocupação de vagas na rede municipal de educação para o próximo ano letivo começou no último dia 14, com a abertura do prazo para solicitações de rematrícula, em que estudantes já matriculados em unidades municipais confirmaram ou não a permanência nelas.