Geral

MEC Show segue até esta quinta com novidades do setor industrial

Maior feira industrial do Espírito Santo e uma das maiores do Brasil deve gerar mais de R$ 100 milhões em negócios e será a primeira livre de carbono

Foto: Divulgação / Mec Show

A MEC Show 2023 promete superar as expectativas. Pela primeira vez, todos os pavilhões estão ocupados com expositores. A feira está maior, com climatização completa dos pavilhões e com número de inscrição recorde para a rodada de negócios. São 18 mil metros quadrados de feira, 20% maior que a última edição, com aproximadamente 300 marcas expositoras. A MEC Show segue até esta quinta-feira, dia 10 de agosto, no Pavilhão de Carapina, Serra (ES).

Nesta edição, com o tema “A evolução pra quem não para”, a MEC Show contará com quatro arenas abertas de conteúdo e sinalização dos corredores por cor para facilitar o acesso dos visitantes. No pavilhão 1, estão as arenas de inovação e conhecimento assinadas pela Findes (Sesi/Senai/IEL). No pavilhão 2, estão localizadas as arenas de negócios e tendências ESG, com a participação de gestores das grandes plantas industriais do Espírito Santo.

Segundo a coordenadora da feira, Bruna Meriguette, o objetivo da organização é criar um momento verdadeiramente inesquecível para todos os participantes que poderão conhecer de perto as últimas tendências do setor, bem como explorar produtos e serviços que podem revolucionar suas operações e impulsionar seu sucesso.

“O evento é um ambiente acolhedor, propício para conexões valiosas, onde empresas e profissionais do setor podem interagir, trocar conhecimentos e estabelecer parcerias. Acreditamos que a troca de conhecimentos e a geração de negócios são fundamentais para impulsionar o avanço da indústria”, afirma Bruna.

Carbono zero

Além de tudo isso, a MEC Show já está sendo um marco para o Espírito Santo, sendo a primeira feira carbono zero do estado. Durante todo o evento, serão ultrapassadas as discussões sobre as temáticas ESG e neutralizadas as emissões de carbono associadas ao evento, por meio da parceria com a Ambify, do grupo Ambipar.

A previsão de emissão é de 300 toneladas de carbono, calculados em atividades que vão desde o consumo de energia, atuação nos estandes, carregamento de celular, até o trânsito de veículos no local, alimentação e uso de equipamentos. Todo esse impacto é compensado com créditos de carbono obtido pela parceria MEC Show e Ambify.

Com a crescente preocupação global em relação às mudanças climáticas, a feira reconhece a importância de mitigar o impacto ambiental e busca ser um exemplo de iniciativa sustentável para o setor, posicionando-se como uma força motriz na promoção de práticas responsáveis, conforme defende a Milanez&Milanezi, realizadora da MEC Show.

Rodada de Negócios

Esse um dos momentos mais esperados pelas empresas que participam da MEC SHOW: a Rodada de Negócios, realizada em parceria com o Sebrae. Com números recordes, são 50 mesas de negociação com empresas âncoras que estão gerando 900 reuniões. Mais de 22o empresas fornecedores se inscreveram para participar, e a expectativa é gerar R$ 100 milhões em negócios com os encontros diretos entre fornecedores e potenciais compradores, otimizando tempo e recurso em reuniões rápidas, produtivas e focadas.

A rodada é realizada em uma sala, onde uma empresa compradora, em horário pré-agendado, recebe empresas vendedoras que possam ofertar os produtos e serviços demandados por elas. As reuniões têm duração de até 10 minutos e o vendedor pode realizar a apresentação de seus produtos e serviços de forma objetiva, além de poder compartilhar seu catálogo, materiais de divulgação da empresa e folders.

Ao longo dos anos, a rodada de negócios tem sido um grande sucesso, impulsionando o crescimento das empresas e fortalecendo a indústria como um todo, o que reforça o papel da MEC Show de fomento para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas fornecedores da cadeia industrial.

MEC Inova

Esse é um momento dentro da MEC Show destinado às startups e empresas de tecnologia, previamente selecionadas, que fazem pitch (apresentações) de produtos tecnológicos ou soluções inovadoras para uma banca com avaliadores selecionados dentro da arena Inovação.

O MEC Inova vai unir grandes empresas a 10 startups com soluções tecnológicas aplicadas às diferentes etapas da cadeia produtiva de óleo e gás, energias renováveis, siderurgia, mineração e celulose para apresentarem suas soluções nesta quarta-feira, dia 9, das 17h30 às 19 horas.

Público

Ao longo dos três dias da MEC Show, a expectativa é superar o público de 16 mil visitantes da última edição, mantendo a qualificação desse público formado por profissionais que atuam ou têm interesse de negócios com o setor industrial.

“O crescimento da MEC Show em número de visitantes locais e nacionais demonstra que, definitivamente, subimos de patamar de um evento local para um evento nacional. Isso reflete a importância da indústria metalmecânica do Espírito Santo cuja maior parte do faturamento se dá hoje fora do estado. Se não somos os maiores, podemos ser os melhores. A capacidade de inovar é fundamental para essa nova posição e muito nos ajuda a existência de grandes empresas sempre na ponta da tecnologia e apoiando a rede de empresas locais fornecedoras. A MEC Show é a nossa grande vitrine”, diz o presidente do Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (CDMEC), Evandro Millet.

Toda a movimentação econômica gerada pela feira impulsiona também setores complementares, como o turismo, a hotelaria e a gastronomia, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional de forma abrangente.

Para o consultor técnico da MEC Show, Durval Vieira de Freitas, a feira proporciona uma forte conexão entre a indústria e os fornecedores capixabas de produtos e serviços. “A MEC Show funciona como uma plataforma para os fornecedores locais exibirem seus produtos e serviços a clientes nacional e internacionais. Com a presença de um público qualificado, composto por representantes de empresas e profissionais da indústria, os fornecedores têm a oportunidade de apresentar suas soluções, estabelecer parcerias estratégicas e conquistar novos clientes, o que estimula a cadeia produtiva local. A presença de fornecedores do Espírito Santo na feira não apenas fortalece suas marcas e amplia sua visibilidade, mas também impulsiona a demanda por insumos e serviços regionais. Isso gera um impacto positivo na economia local, estimulando o crescimento de empresas e a geração de empregos”, afirma Durval Freitas.

De acordo com o diretor da Milanez&Milaneze, empresa realizadora da MEC Show, Marcos Milanez, a inovação, um dos principais pilares do evento, é um fator chave para o progresso social, econômico e humano.

“Um ambiente industrial saudável e desenvolvido proporciona melhor qualidade de vida às pessoas, aumenta a produção e a geração de empregos, criando um ciclo positivo de progresso econômico para o Espírito Santo e para o país. Assim, é possível enfrentar desafios sociais, como a melhoria da qualidade de vida, o acesso à educação, a promoção da sustentabilidade e o desenvolvimento de comunidades”, aponta Marcos Milanez.

Em âmbito regional, esse ciclo de desenvolvimento fortalece as empresas do estado e impulsiona o desenvolvimento econômico. É o que destaca o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (Sindifer), Leonardo Cereza.

“A MEC Show desempenha um importante papel nesse aspecto de reconhecimento dos serviços encontrados no Espírito Santo e defendido pelo Sindifer em várias frentes. A aproximação das grandes empresas com os pequenos e médios fornecedores tem se mostrado uma estratégia fundamental para gerar desenvolvimento local e promover um impacto positivo na economia regional. Falamos de uma via de mão dupla. Para as grandes indústrias, contar com fornecedores locais pode significar uma redução nos custos logísticos, diminuição do tempo de entrega de insumos e uma maior flexibilidade na gestão da cadeia de suprimentos. Além disso, essa aproximação muitas vezes impulsiona a inovação, já que pequenas empresas podem trazer soluções criativas e adaptadas às necessidades específicas do mercado local,” avalia o presidente do Sindifer.

ES OIL&GAS – Feira e Conferência de Petróleo e Gás do Espírito Santo

Simultaneamente à MEC Show, acontece a ES Oil&Gs que, neste ano, está com auditório mesclado à feira, diferentemente da última edição. A conferência é realizada dentro das mesmas arenas da MEC Show revezando com os temas de base de construção e siderurgia, interagindo com as indústrias do estado de óleo, gás e energias.

A secretária-executiva do Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia da Findes, Rubya Salomão, explica: “na arena tendência será feito um bate-papo sobre hidrogênio – cenário e oportunidades, além de falar sobre os investimentos das operadoras do onshore e offshore e apresentar os novos players ao setor como BW Energy, Prio e 3R Petroleum e ainda discutir sobre o que enxergamos de presente e futuro para o Espírito Santo em energia eólica”.

O consultor técnico da feira reforça que, nesta edição da ES Oil&Gas, o foco é negócio, tecnologia e inovação. “Vamos falar muito sobre a questão de hidrogênio, energias alternativas, como a fotovoltaica, e no assunto offshore teremos um painel sobre os investimentos nesse segmento no Brasil com foco no Espírito Santo em petróleo e gás e investimentos onshore com a venda de ativos da Petrobras. Além disso, será feito um painel sobre investimentos em siderurgia, mineração e celulose com participação da Arcelor Mittal, Vale, Samarco e Suzano”, disse Durval.

Ao final da feira serão premiados os fornecedores indicados pelas grandes empresas que se destacam nos quesitos sociais, ambientais e de governança. “Vamos homenagear as empresas que estão preocupadas com essas importantes frentes, pois o desenvolvimento sustentável é o caminho que buscamos para ter uma melhor qualidade de vida no Espírito Santo e no Brasil.”

Como participar da MEC Show

A feira acontecerá até esta quinta-feira, dia 10 de agosto, das 15 às 21 horas, para maiores de 16 anos, no Pavilhão de Carapina, município da Serra, dirigida a empresários e profissionais do setor industrial. O credenciamento pode ser feito pelo site da MEC Show e é gratuito para profissionais da indústria (www.mecshow/credenciamento).