Geral

Médicos veterinários do ES recebem treinamento para utilizar ferramenta de notificação de emergências

O curso é promovido pela Superintendência Federal de Agricultura no Espírito Santo (SFA-ES) em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF)

Foto: Reprodução

Nesta terça e quarta-feira, 10 e 11 de março, 44 médicos veterinários membros do Serviço Veterinário Oficial, de 28 municípios do Espírito Santo, participarão de um curso de capacitação para a implantação do Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias (e-Sisbravet) no Estado.

Desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o sistema começou a ser implementado em janeiro deste ano outros estados brasileiros. 

O objetivo é agilizar o atendimento de serviços veterinários. O sistema permite o registro de notificações e ocorrências sanitárias em uma plataforma eletrônica e possibilita compartilhar, em tempo real, os dados do atendimento e notificações de ocorrências zoossanitárias até a confirmação ou exclusão de doenças entre os órgãos estaduais e federais.

O treinamento vai ensinar os médicos a utilizarem a ferramenta. De acordo com o Auditor Fiscal Federal Agropecuário, Edson Flores de Lyra, as informações epidemiológicas são importantes para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde animal e para o aprimoramento das estratégias de prevenção, controle e erradicação de doenças.

O curso é promovido pela Superintendência Federal de Agricultura no Espírito Santo (SFA-ES) em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF).

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.