Após dois meses internada no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, a pequena Yasmim Vicente da Hora Aguira Pinto, de 6 anos, está finalmente em casa. Os últimos 60 dias não foram fáceis para a menina e sua família.
Yasmim deu entrada na unidade de saúde em 15 de novembro de 2022 e passou por momentos críticos entre emergência, UTI Pediátrica e Semi-intensiva até o instante da alta hospitalar em 14 de janeiro de 2023.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Ela passou por duas cirurgias torácicas, incluindo a retira de parte do pulmão. A pequena tem uma grande força desde os seus primeiros momentos de vida.
Yasmim nasceu prematura com seis meses e passou 35 dias em UTI Neonatal, em Guarapari. Há anos, ela esteve no Himaba, atualmente gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa), para tratar laringite, mas ficou internada por poucos dias.
Com um sorrido doce e contagiante, a menina conquistou o carinho de todos os profissionais envolvidos em seu processo de recuperação, considerado um milagre, diante da gravidade em que se encontrava.
A enfermeira Geyse Castro, supervisora de enfermagem da UTI Pediátrica e da Semi-intensiva, foi uma das profissionais que acompanharam de perto o quadro da paciente.
“Yasmim é um sopro de vida daqueles bem leves e otimistas. A pneumonia é uma doença de evolução rápida e, muitas vezes, fatal. Mas ela e toda a família se mantiveram positivas, batalharam diariamente pela recuperação. É uma satisfação enorme vê-la retornando para casa após esse período”, conta emocionada.
A mãe Silvani Vicente da Hora e a irmã Thaynara Vicente da Hora estavam com Yasmin durante todo o processo de recuperação da menina. No dia da alta hospitalar, elas agradeceram o empenho dos profissionais envolvidos.
“Dias ruins, dias de melhora, passos para frente e outros para trás. Deus atendeu aos nossos pedidos e devolveu a vida da minha filha, usando médicos e uma grande equipe comprometida com a vida. Sou grata a todos que com amor e carinho fizeram tudo que podiam”, comemorou a mãe de Yasmim.
*Com informações da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo.