Geral

Meninas Bordadeiras expõem trabalhos em Cachoeiro

A exposição acontecerá na Sala Levino Fanzeres até o dia 28 de fevereiro, e contará a história do tradicional grupo de bordado do distrito de Burarama

Foto: Divulgação

Na próxima quarta-feira (8), terá início a exposição “Memórias das Meninas Bordadeiras de Burarama”, a partir das 10h, na Sala de Exposições Levino Fanzeres, no Palácio Bernardino Monteiro, em Cachoeiro e Itapemirim.

Os visitantes poderão conferir até o dia 28 de fevereiro, gratuitamente, algumas das peças produzidas pelo tradicional grupo de bordado que atua no distrito de Burarama.

Os trabalhos das Meninas Bordadeiras destacam os 102 anos de história do distrito, incluindo aspectos das atividades econômicas do distrito – agricultura, fabricação de aguardente e pecuária de leite e corte – e o principal símbolo da localidade: a Pedra da Ema. Nas peças bordadas, também são enfatizados elementos como a força da mulher, as emoções e descobertas da adolescência, a infância, brincadeiras, relacionamentos e situações do cotidiano.

O grupo tem sua origem em 1973, com o trabalho de Anna Perim Grillo, que foi sendo transmitido de geração a geração. Em 2005, elas se formalizaram como Ponto de Memória Meninas Bordadeiras de Burarama. Atualmente, mais de 30 bordadeiras de todas as faixas etárias se reúnem semanalmente para produzir suas peças, direcionadas tanto ao consumo próprio quanto para comercialização externa.

“Expor estas memórias nos oportuniza valorizar a arte do bordado e nos permite trazer à tona as expressões mais sublimes da alma, resgatando lembranças perdidas e revelando emoções e histórias vividas”, afirma Mariangela Grillo Fassarella, artista responsável pela exposição.

A Sala de Exposições Levino Fanzeres fica no térreo do Palácio Bernardino Monteiro (sede da prefeitura), na praça Jerônimo Monteiro, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 18h.