Geral

Menos aulas práticas e simulador facultativo: veja quais são as novas regras para tirar a CNH

Entre as mudanças, estão o uso facultativo do simulador e a obrigatoriedade de apenas uma hora de aula em ambiente noturno

Foto: Divulgação

Foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), no dia 16 de junho, as mudanças nas regras para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A decisão, que começa a valer depois de 90 dias da publicação, entra em vigor já na próxima segunda-feira (16) em todo o Brasil. 

Entre as mudanças, estão o uso facultativo do simulador e a obrigatoriedade de apenas uma hora de aula em ambiente noturno. De acordo com a assessoria Assessoria Especial de Comunicação do Ministério da Infraestrutura, as mudanças ocorreram com o objetivo de desburocratizar processos e facilitar cada vez mais a comunicação com o cidadão.

Veja abaixo quais são as mudanças que passarão a valer a partir da próxima semana:

– O uso de simulador de direção veicular no processo de formação de condutores passa a ser facultativo. 

– As aulas práticas também sofreram redução. Agora, ao invés de 25 horas, serão necessárias 20 horas. 

– A exigência de 5 horas de aulas práticas noturnas também teve redução. A regra diz que agora basta uma 1 hora de aula prática noturna. 

Ciclomotores

– Para condutores de ciclomotores, a carga horária sofreu redução de 20 horas, para 5 horas de aula. 

A normativa permite ainda que os candidatos interessados na obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) possam, no período de um ano, realizar apenas as provas, sem passar pelas aulas teóricas e práticas. E, caso o candidato seja reprovado, ele deverá frequentar as aulas práticas. Essa proposta facilita a vida das pessoas que possuem ciclomotor, já que o custo da formação do condutor é muito alto.