Com 124 mil habitantes, sendo o sétimo município mais populoso do Espírito Santo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Guarapari tem se destacado nos últimos anos como um dos principais pólos do mercado imobiliário brasileiro. O setor é visto por especialistas como ferramenta para o desenvolvimento econômico e social da cidade, com impulsionamento do turismo, geração de emprego e renda e fomento ao surgimento de novos negócios e serviços. De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES), o segmento é um pilar na sustentação do crescimento econômico devido a sua participação na cadeia produtiva. Segundo o presidente do Sinduscon-ES, Douglas Vaz, “o mercado imobiliário exerce um importante papel social, principalmente em função da geração de emprego e renda e na atração de novas empresas”, afirma.
Para o presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES), Eduardo Fontes, as perspectivas para o mercado imobiliário para o final de 2023 e 2024 são positivas. “Temos hoje um cenário de inflação baixa e uma expectativa de queda dos juros já nas próximas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom). Juros mais baixos são facilitadores para tomada de crédito tanto dos empreendedores quanto dos consumidores. Assim, a expectativa é termos um número maior de lançamentos diante destes acontecimentos”.
De acordo com o membro do conselho de administração da Invite Inc. S.A, Romero Valença, o mercado imobiliário é um dos setores mais importantes para a economia e consequentemente para o desenvolvimento urbano de uma cidade. É por meio da indústria da construção civil que se gera grande parte da mão de obra. “A geração de empregos, aumento dos impostos, normalmente as compras são feitas em fornecedores locais. Esse ramo envolve dezenas de empresas e fornecedores da região vizinha de Guarapari e também da própria cidade. Ou seja, a grandeza desse empreendimento traz impactos importantes para a economia municipal”, diz.
Além disso, o membro do conselho aponta que o mercado imobiliário traz um incremento à estrutura municipal. Ele cita como exemplo um condomínio que irá reurbanizar espaços onde será instalado e ainda criará uma nova perspectiva para a orla de Guarapari. Isso atrai pessoas que consomem serviços e produtos. E por falar em atrair pessoas, quando questionado sobre o que os clientes buscam quando estão à procura de um imóvel atualmente, Valença destaca que a integração da família, automação residencial e sustentabilidade são os pontos levados em consideração.
O profissional convida a todos a fazerem a busca pelo sonho do seu imóvel. Principalmente do segundo imóvel, que será uma casa de lazer, refúgio, descanso. “A tendência é de queda de juros. Isso reflete diretamente no crédito imobiliário, resultando em redução de taxas e um grande fomento para indústria da construção civil no Brasil inteiro. Estamos confiantes que o cenário econômico de taxa de juros futuros é de queda e que isso vai refletir no incremento das vendas para o segmento imobiliário. E é nessa hora que a gente vai conseguir viabilizar o sonho de muitas famílias de ter um apartamento exclusivo numa região única e irreplicável. Então são cenários favoráveis”, expressa.
Valorização imobiliária
A valorização dos imóveis em Guarapari tem sido notável. A combinação do cenário paradisíaco com a crescente infraestrutura na região têm impulsionado os preços das propriedades, atraindo compradores de diversas partes do país. Além disso, a cidade tem sido alvo de grandes empreendimentos imobiliários, como condomínios de alto padrão, resorts, e loteamentos planejados.
“Esses projetos oferecem não apenas uma opção de moradia, mas também a promessa de uma experiência de vida com qualidade, segurança e conforto. Além disso, o aumento da atividade econômica relacionada ao mercado imobiliário impacta positivamente outros setores, como comércio e serviços. Novos empreendimentos imobiliários atraem novos moradores e turistas, o que gera demanda por comércios locais, restaurantes, hotéis e outros negócios”, ressalta o membro do Conselho Administrativo da Invite Inc., Romero Valença.
Em nota, o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sindicig), o crescimento do turismo e o aumento do trabalho remoto por conta dos efeitos da pandemia, faz com que Guarapari tenha se destacado como um dos principais pólos do mercado imobiliário brasileiro. “A retomada da Samarco, novas indústrias e empresas de logística vão ampliar a busca por morar em Guarapari”, aponta o sindicato.
Invite Inc.
A Invite é uma incorporadora fundada em 201 6 voltada para o mercado imobiliário de médio alto e alto padrão, com projetos residenciais, hoteleiros e smart use. Incorpora empreendimentos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e, internacionalmente, em Lisboa, Portugal.
Foi pioneira na incorporação de produtos fracionados no segmento de médio alto padrão, com empreendimentos em Campos do Jordão e Búzios. A Invite é uma empresa de inovação, com projetos disruptivos e alinhados às novas tendências do mercado. Atende às necessidades e desejos dos consumidores, através da diferenciação e valorização dos imóveis para clientes e investidores.