Geral

Mesmo após inauguração, voos ainda decolam e pousam em pista antiga do Aeroporto de Vitória

O motivo seria a falta de um equipamento que ainda não foi adquirido

Mesmo após inauguração, voos ainda decolam e pousam em pista antiga do Aeroporto de Vitória

Os dois primeiros voos que partiram do novo terminal do Aeroporto de Vitória na manhã desta sexta-feira (30) não decolaram da nova pista. Os passageiros embarcaram nessa nova área, mas a aeronave precisou se deslocar para a pista antiga para decolar.

O motivo é a falta de um equipamento que permite pousos e decolagens. Ele ainda não foi instalado na nova pista, por isso ela ainda não foi liberada.

>> Tour pelo Aeroporto de Vitória: conheça o novo terminal de passageiros da capital

Por meio de nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que uma decisão inicial autoria a utilização regular do aeroporto. No entanto, isso foi alterado porque as operações de pouso de aeronaves turbo à jato estão condicionadas à instalação de um equipamento de aproximação de precisão.

Segundo a nota, esse equipamento, que o novo aeroporto ainda não tem, deve ser adquirido pelo operador do terminal, que neste caso é a Infraero. O instrumento deve ser instalado e homologado pelo departamento de controle de espaço aéreo da Aeronáutica, mas não há previsão para isso acontecer.


Inauguração

O novo Aeroporto de Vitória foi inaugurado na manhã da última quinta-feira (29) durante uma solenidade no salão de embarque do terminal. O evento contou com a presença de vários políticos e do presidente Michel Temer.

De acordo com informações da Infraero, o novo terminal de passageiros possui 29,5 mil m², versus 6,2 mil m² do aeroporto atual. Já a nova pista de pouso e decolagem tem 2.058 metros de extensão por 45 metros de largura e é capaz de receber aeronaves do tipo Boeing 767-200.

Quem chegar pelo novo acesso de carro ou táxi encontrará um acesso viário com quatro faixas, além de uma ciclovia própria. No aeroporto, os usuários de veículos terão um estacionamento com 1,7 mil vagas para carros, além de 10 vagas para ônibus de turismo e um bicicletário, informou a Infraero.

Segundo a Infraero, o novo terminal começa com 33 lojas operando e nos próximos dois meses, todos os 71 pontos comerciais devem ser ocupados. As demais licitações estão em andamento. A primeira operação programada para as novas instalações é a partida do voo 2153 da Gol para o Rio de Janeiro/Galeão, às 5h45 da manhã, informou a Infraero.

Falta de Hartung

Apenas o vice-governador do Espírito Santo, César Colnago, participou da solenidade. O governador Paulo Hartung deu a entender que o real motivo para a sua ausência na solenidade foi a ação da Polícia Federal realizada na manhã de quinta-feira que prendeu amigos próximos do presidente.