Geral

Mesmo após obras, Terceira Ponte vai continuar a ser fechada em caso de resgates

Em entrevista ao Folha Vitória, a porta-voz do Corpo de Bombeiros, capitã Andresa, explicou o protocolo nas operações para salvar vidas

Foto: Divulgação

Moradores da Grande Vitória acompanharam na última quarta-feira (18) uma operação de resgate que interditou, por mais de 3 horas, os dois sentidos da Terceira Ponte.

Nesse período, muitos questionaram sobre como será o funcionamento da Ciclovia da Vida e das vias para veículos automotores nesse tipo de situação após a inauguração das obras, no dia 27 de agosto.

Mesmo com a instalação das grades de segurança, o Corpo de Bombeiros vai decidir pela necessidade da interdição total da via, como acontece hoje?

A reportagem do Folha Vitória procurou o Corpo de Bombeiros e a capitã Andresa, porta-voz da corporação, explicou o protocolo de atuação. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Segundo ela, nos casos em que uma pessoa esteja na situação de tentativa de suicídio a Terceira Ponte continuará a ser fechada nos dois sentidos, como já ocorre atualmente. 

“O protocolo continua o mesmo porque a gente negocia com a vítima no intuito dela desistir da ideia de tirar a própria vida. Esse método é utilizado no local desde o ano de 2018 e obtém muitos resultados positivos”, narra a capitã Andresa. 

O protocolo tem como intuito evitar possíveis interferências externas, que podem prejudicar a ação do resgate. “Infelizmente, alguns motoristas passam incentivando, por isso preservamos a vítima e o local pelo tempo que for necessário”, disse. 

Ainda conforme a capitã, o protocolo de atendimento às tentativas de suicídio difere dos protocolos de resgate em caso de acidentes.  

“Nos casos de acidentes na ciclovia, vamos fechar apenas a faixa necessária, localizada do lado direito da via e, diante disso, o resgate vai depender se o acidente é menos complexo ou mais grave”, ressalta a capitã. 

Desde o início das obras na Terceira Ponte, em outubro do ano passado, não havia registro de suicídio e tentativa de suicídio no local.

Como forma de prevenção, a capitã Andressa também destaca que as pessoas podem acionar o Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária quem deseja conversar por telefone, email, chat e voip.

O acesso pode ser realizado por meio do site cvv.org.br ou por meio do número 188. 

Técnicas de operações em montanhas para resgate 

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Cerqueira, já detalhou que na ação mais complexa a vítima será imobilizada em maca ou prancha e içada até a ponte.

“Será utilizada a técnica da escada deslizante, já aplicada pelo Corpo de Bombeiros Militar em resgates em montanhas, poços ou buracos”, disse o coronel em entrevista concedida em julho. 

LEIA TAMBÉM: Terceira Ponte terá interdição neste domingo (20) em um sentido

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória