O isolamento social é uma das principais formas de prevenção contra a covid-19, segundo as autoridades de saúde. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, tem reforçado a importância desse ato em todos os seus pronunciamentos desde o início da pandemia e, na quarta-feira (10), durante uma entrevista coletiva, pediu que, neste feriado, as pessoas continuem dentro de casa.
No entanto, como a quinta-feira foi de sol na Grande Vitória, muita gente não resistiu e procurou a praia, ignorando as orientações das autoridades. As areias da Praia da Costa, em Vila Velha, por exemplo, ficaram lotadas.
O bairro é um dos que mais registrou casos de covid-19 no Espírito Santo. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), já foram 496 registros da doença no bairro, que perde apenas para Jardim Camburi, em Vitória, que tem 555 casos.
Durante o dia, equipes fiscalizaram a orla de Vila Velha e realizaram abordagens de conscientização às pessoas que optaram por curtir o lazer fora de casa. “Foram feitas bastante prevenções. Ao longo do dia 28 de março até o dia de hoje, nós já geramos quase 13 mil prevenções feitas na praia. Enquanto tiver pessoas na praia, iremos fazer prevenções”, ressaltou a coordenadora de salvamento aquático de Vila Velha, Arlene Dutra.
Acostumados a salvar vidas no mar, a equipe de salvamento aquático do município trocou a água pelo calçadão nesta quinta. Cerca de 30 profissionais percorreram os 32 quilômetros de orla e realizaram abordagens preventivas.
“A abordagem preventiva é você chegar para a pessoa, pedir para evitar ficar vindo para a praia, evitar aglomeração, evitar sair de sua casa sem uso da máscara e também estar na areia da praia, principalmente dentro da água”, frisou Arlene.
No entanto, de acordo com a coordenadora do grupo, nem todo mundo recebe de forma positiva a orientação. “Tem muitas pessoas que recebem a abordagem positivamente, mas, ao longo desse prazo, tem pessoas que não estão dando confiança, não querem saber se serem incomodadas. Então pensam assim: ‘não é comigo, tô nem aí’. Mas nós temos visto que, a cada dia, tem aumentado o número de covid aqui no nosso estado”, destacou.
No início da noite desta quinta-feira, a equipe de reportagem da TV Vitória/Record TV voltou à região e constatou que, apesar do horário, muitos moradores caminhavam na areia, pessoas praticavam atividades físicas no calçadão e famílias se reuniam. Segundo a coordenadora, o trabalho de conscientização no município vai continuar até domingo (14).
“Amanhã [sexta-feira] nós continuaremos com a ação de prevenção aqui na praia. Hoje foi diferenciado porque foi o início dessa prevenção. Mas amanhã nós estamos aqui, juntamente com os guarda-vidas, fazendo essa abordagem aos banhistas”, afirmou Arlene.
Risco extremo
Durante a coletiva de quarta-feira, Renato Casagrande reforçou também que, caso a interação social continue aumentando no Espírito Santo, o Estado poderá adotar ações de risco extremo, com medidas cada vez mais restritivas e severas.
O coronel Paiva, do Corpo de Bombeiros, reforçou a fala do governador quanto à importância de se manter o isolamento social para que se evite a adoção de medidas mais rígidas.
“Se forem para as ruas, mantenham o afastamento, mantenham o distanciamento das pessoas e usem máscaras. E importante: só saiam de casa se for extremamente necessário. Nós ainda estamos em alto risco, há uma possibilidade de chegarmos ao risco extremo, então todos os cuidados que todos puderem tomar neste momento são extremamente importantes para que a gente evite uma situação mais gravosa para todos”, destacou o coronel.
Com informações da repórter Suellen Araújo, da TV Vitória/Record TV