Geral

Mesmo com aulas, escolas da Grande Vitória ficam vazias por conta do coronavírus

Alguns colégios ficarão abertos até sexta-feira (20) para que os pais possam se programar

Foto: Reprodução/TV Vitória
Na escola estadual Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto, apenas quatro estudantes compareceram no turno matutino

As aulas estão suspensas na rede de escolas estaduais e municipais de 23 cidades do Espírito Santo. Apesar disso, alguns colégios estaduais ficarão abertos até sexta-feira (20) para que os pais tenham tempo de se programar.

A Escola Estadual Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto, em Vitória, funciona em três períodos. Durante a manhã, a escola recebe 250 alunos por dia, mas nesta terça, os corredores ficaram vazios. Segundo funcionários do local, apenas quatro estudantes do turno matutino compareceram.

No Colégio Estadual do Espírito Santo, um dos mais antigos da capital, os poucos estudantes que estiveram no local foram liberados antes das nove horas. De acordo com funcionários, a princípio, o recesso irá durar até o dia 4 de abril, mas caso haja necessidade, é possível que o prazo seja prorrogado.

Medidas na educação

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), as cidades que já confirmaram a suspensão das atividades nas escolas da rede municipal são: Linhares, Pancas, São Mateus, Serra, Cariacica, Castelo, Itapemirim, Viana, Vitória, Presidente Kennedy, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Jerônimo Monteiro, Santa Leopoldina, Barra de São Francisco, Montanha, Nova Venécia, Vila Velha, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante e Aracruz.

Instituições de ensino superior também informaram que cancelaram aulas ou estão transferindo-as para sistemas virtuais. Já confirmaram a suspensão Ufes, Ifes, Faesa, Multivix, Universidade de Vila Velha, UCL e UniSales.

Na rede privada, o Sindicato das Escolas Particulares do Espírito Santo (Sinpe), anunciou que a orientação para todas as escolas ligadas ao Sindicato devem se preparar durante esta semana para interromper as aulas a partir do dia 23, seguindo o calendário da Secretaria de Estado de Educação.

Com informações da repórter Renata Zacaroni, da TV Vitória/Record TV.