Há cerca de 25 dias, o Governo do Estado permitiu a reabertura do comércio não essencial no Espírito Santo. No entanto, o que se vê nas ruas é que nem todos os comerciantes têm respeitado a determinação de abrir em dias pares ou ímpares.
De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial do Estado, as lojas de produtos de consumo pessoal, como roupas, calçados e perfumaria abrem nos dias pares. Já nos dias ímpares, o comércio de produtos não pessoais, como móveis e eletrônicos podem abrir as portas.
Porém, a equipe de reportagem da TV Vitória/Record TV flagrou estabelecimentos descumprindo as regras na Avenida Expedito Garcia, em Cariacica. Um dos comerciantes, que atuava de forma irregular, alegou que abriu a loja por conta da campanha nacional realizada nesta quinta-feira (04), onde os produtos seriam vendidos sem a cobrança de impostos.
No Centro de Vitória, lojas que deveriam estar fechadas foram encontradas com as portas abertas. Os comerciantes argumentaram que realizavam apenas a entrega de mercadorias compradas pela internet.
Fiscalização
Por meio de nota, a Prefeitura de Cariacica informou que conta com a equipe de Fiscalização Integrada, das Secretarias Municipais de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) e Saúde (Semus), que vem atuando no comércio da cidade desde o início da pandemia. A equipe tem cerca de 30 fiscais e funciona 24h. Essas ações de fiscalização ocorrem com o apoio de policiais militares do 7º Batalhão da PM e Corpo de Bombeiros.
Também em nota, a Prefeitura de Vitória explicou que a fiscalização acontece em toda a cidade, todos os dias, para verificar se as regras estabelecidas pelos decretos estaduais e municipais estão sendo cumpridas em relação ao funcionamento do comércio.
Informou ainda que desde o início da pandemia foram recebidas 3.745 sugestões de fiscalização até maio, sendo realizadas 2.455 vistorias e 939 estabelecimentos fechados.
Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV.