Geral

Mesmo com proibição decretada, lojas funcionam neste sábado em Campo Grande

Muitos ambulantes também vendiam produtos na região e, mesmo estando na rua, algumas pessoas circulavam sem máscara de proteção

Foto: Reprodução/TV Vitória

Mesmo com o decreto estadual que proibe a abertura de estabelecimentos comerciais não essenciais aos finais de semana, a maioria das lojas funcionou normalmente durante a manhã deste sábado (04) em Campo Grande, Cariacica.

A equipe de reportagem da TV Vitória/Record TV flagrou estabelecimentos com intenso fluxo de clientes. Alguns chegaram até a fechar as portas quando observaram a chegada da equipe. Outros tentavam atender sem deixar os consumidores entrarem na loja, o que gerou aglomeração em frente aos estabelecimentos.

Além dos comerciantes, muitos ambulantes também vendiam produtos na região e, mesmo estando na rua, algumas pessoas circulavam sem máscara de proteção.

O que diz a Prefeitura?

Por meio de nota, a prefeitura de Cariacica afirmou que a equipe de fiscalização atua dia e noite em todo o município. Ressaltou ainda que a população e os comerciantes precisam ter consciência e contribuir para o cumprimento das regras estabelecidas nos decretos estaduais e municipais.

A prefeitura reforçou que até o dia 2 de julho já foram fiscalizados 7.134 estabelecimentos. Desses, 1.387 receberam notificações e 112 autos de infração (multas). O valor da multa é de R$ 1.748,06.

As ações de fiscalização acontecem com apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Os horários são: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17 horas; de segunda a quinta, das 18h às 6 horas; e, de sexta a domingo, durante 24 horas. O cidadão pode denunciar pelos telefones 162 e 0800 283 9255.

O que funciona em cada dia?

No dias ímpares, os estabelecimentos classificados como lojas de consumo não pessoal, que vendem eletrodomésticos e eletrônicos, materiais de construção, lojas de venda de peças automotivas, lojas de venda de veículos automotores, móveis, colchões, cama, mesa e banho, artigos de festas e decoração, artigos de informática, podem funcionar nos 41 municípios com risco alto no Espírito Santo, conforme decreto do governo do Estado.

Nos dias pares, está autorizado o funcionamento das lojas de consumo pessoal nas 37 cidades consideradas com risco alto para a contaminação do novo coronavírus. Podem ser abertas as lojas de roupas, calçados, cosméticos, perfumarias, acessórios, óticas, pet-shops, artigos esportivos e similares.

Os estabelecimentos que fazem a comercialização dos dois tipos de produtos, sendo de consumo pessoal ou não pessoal, devem adotar um critério de predominância para os dias de funcionamento, seja em dias ímpares ou pares. Todas as lojas poderão realizar o serviço de delivery ou retirada do produto pelo cliente com hora marcada, sem limitação de dias e horários.

Já os restaurantes poderão efetuar o atendimento presencial de segunda à sexta-feira, limitado ao horário das 10:00 às 16:00. Aos finais de semana, os mesmos podem funcionar apenas pelo serviço de entregas.

Com informações da repórter Rafaela Freitas, da TV Vitória/Record TV.