Geral

Ministério da Saúde confirma 12 casos de microcefalia no Espírito Santo

Ao todo, desde o início das investigações, em outubro de 2015, foram notificados 7.936 casos suspeitos de microcefalia em todo o Brasil. No Estado foram 153

Boletim divulgado pelo Ministério da Saúde confirmou 12 casos de microcefalia no Estado Foto: R7

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quarta-feira (15), um boletim com os números da macrocefalia no país. Segundo o informe, o Espírito Santo tem 12 casos confirmados da alteração e outros 92 ainda estão sob investigação. 

Em todo o país, 1.581 casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita foram confirmados entre os anos de 2015 e 2016. Desse total, 226 tiveram confirmação por critério laboratorial específico para o vírus Zika. Outros 3.047 permanecem em investigação. 

Ao todo, desde o início das investigações, em outubro de 2015, foram notificados 7.936 casos suspeitos de microcefalia em todo o Brasil. No Estado foram 153.

O Ministério da Saúde considera que houve infecção pelo Zika na maior parte das mães que tiveram bebês com diagnóstico final de microcefalia. Os 1.581 casos confirmados em todo o Brasil ocorreram em 562 municípios, localizados em 25 unidades da federação e no Distrito Federal. Não existe registro de confirmação apenas no estado do Acre.

Em relação aos óbitos, no mesmo período, foram registrados 317 óbitos suspeitos de microcefalia após o parto ou durante a gestação  no país. Destes, 73 foram confirmados para microcefalia. Outros 198 continuam em investigação e 46 foram descartados.

O Ministério orienta as gestantes que adotem medidas que possam reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.