Geral

Ministério da Saúde e empresas fecham acordo para produção de 6,5 mil ventiladores pulmonares

Contrato prevê a entrega de toda produção de ventiladores da Magnamed até agosto de 2020; operação foi viabilizada por parcerias com empresas líderes

Foto: agencia

A empresa Magnamed, maior fabricante de ventiladores pulmonares do Brasil, firmou um contrato com o Ministério da Saúde para entregar 6,5 mil unidades até agosto de 2020. O acordo, que entra em vigor imediatamente, o ventilador pulmonar é peça-central no tratamento de pacientes da covid-19, hospitalizados em estado grave.

Para facilitar o aumento da oferta nacional do produto, a empresa contou com o apoio de um grupo de empresas como a Positivo Tecnologia, Suzano, Klabin, Flex e Embraer e apoiadas pela Fiat Chrysler Automóveis, White Martins, entre outras.

Para atender à demanda do Ministério da Saúde, a Magnamed está recebendo a colaboração das demais empresas, cada uma colaborando de uma maneira para que a produção possa ser realizada em um curto espaço de tempo.

A Positivo, por exemplo, está responsável pelo fornecimento de placas. Já a Suzano auxilia em questões de engenharia e na procura por fornecedores globais de insumos, além de fornecer capital de giro para a aquisição de componentes. Por sua vez,  a Klabin fica responsável pela gestão de compras e importação dos componentes para a montagem dos ventiladores, além de fornecer todas as embalagens necessárias para o transporte dos aparelhos até os hospitais de destino. 

A iniciativa da Embraer, que envolve outras sete empresas da indústria aeronáutica brasileira, buscou encontrar a melhor solução para aumentar a capacidade de produção nacional, que fosse de rápida produção e de alta escala. Já a Flex montou linhas com grande capacidade produtiva em Sorocaba (SP) para a montagem dos ventiladores pulmonares, dedicando centenas de funcionários, o que inclui seu departamento de engenharia e técnicos

A White Martins, líder no mercado de gases medicinais e industriais no Brasil e na América do Sul, é responsável pelo fornecimento de oxigênio para a fabricação e testes dos respiradores, além do projeto de engenharia e infraestrutura completa para o consumo do gás.