Nove instituições que cuidam de idosos estão sendo notificadas pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) para que comuniquem imediatamente ao órgão e à secretaria de saúde onde estão localizadas os casos de idosos com qualquer sintoma da covid-19. A notificação é uma recomendação ao cuidados e prevenção da doença.
Entre as recomendações também está a retirada desses moradores do convívio comunitário. Os casos de funcionários e colaboradores com suspeitas de contaminação pela doença também devem ser informados ao Ministério Público.
As notificações, expedidas no início de abril, ressaltam, entre outros pontos, os cuidados a serem observados para admissão de novos idosos nas instituições, como a capacidade máxima de atendimento do estabelecimento, conforme as dimensões dos dormitórios, distância entre as camas, existência de banheiros, além de apresentação de laudo constando que a pessoa idosa não possui o novo coronavírus.
Todas as solicitações de novo acolhimento de pessoa idosa devem ser comunicadas imediatamente ao Ministério Público, enquanto perdurar o cenário de pandemia.
O órgão ressalta, também, que, se necessário, devem ser observadas as orientações de biossegurança para o manuseio de cadáveres, conforme disposto na Nota Técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Outra orientação é resguardar a saúde mental dos idosos, mantendo atenção e cuidados afetuosos, tentando manter a rotina ordinária da instituição, guardadas as devidas precauções para garantir a proteção dos moradores do local.