Geral

Ministério reconhece situação de emergência em Ibatiba devido à febre amarela

Dentre os critérios para o reconhecimento federal de situação de emergência estão a dificuldade no controle da doença, danos humanos consideráveis

Segundo a Sesa, Ibatiba registrou 11 casos de febre amarela Foto: EBC

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, reconheceu situação de emergência em Ibatiba, na região do Caparaó, devido o elevado número de casos de febre amarela. Quatro municípios de Minas Gerais também tiveram situação de emergência reconhecida pelo ministério.

Ibatiba é o único município capixaba na lista das cidades em situação de emergência. A cidade registrou oito pacientes com suspeita da doença, cinco deles em estado grave. Porém, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Ibatiba registrou 11 casos de febre amarela, sendo três mortes. 

As cidades mineiras na mesma situação são Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Manhumirim e Teófilo Otoni. Em Minas Gerais já foram notificados cerca de 710 casos de suspeitas de febre amarela. Destes, 82 pacientes já tiveram o diagnóstico comprovado e 44 mortes foram registradas. Outros 72 óbitos estão sendo avaliados para definir a causa e possível relação com a doença. 

A medida permite que as prefeituras solicitem apoio emergencial para ações de socorro e assistência à população. As portarias de reconhecimento federal por doenças infecciosas virais foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (20).

Os surtos e epidemias de doenças infecciosas virais são considerados desastres naturais e classificadas como ocorrências biológicas pela Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade). Dentre os critérios para o reconhecimento federal estão a dificuldade no controle da doença, danos humanos consideráveis e casos em que a situação de normalidade pode ser restabelecida com o apoio complementar dos governos estaduais ou federal.