O Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, afirmou que o governo federal estuda pagar diárias extras para os policiais locais para que as ações de enfrentamento à criminalidade sejam fortalecidas no Espírito Santo. A afirmação foi feita nesta sexta-feira (19) durante uma visita a sede da 4º Companhia da Polícia Militar, no bairro Nova Rosa da Penha, em Cariacica.
O ministro avaliou o pagamento das diárias como positivo. “A minha análise é que com essas diárias saímos ganhando porque o policial conhece a realidade do bairro, a cidade, os problemas locais e a estrutura administrativa. Vamos ter melhores resultados no estado”, disse.
Questionado sobre a permanência dos agentes da Força Nacional de Segurança em Cariacica, o ministro afirmou que avaliação é positiva, no entanto, a ação precisa de alguns ajustes. “A Força Nacional vai permanecer enquanto houver necessidade. Enquanto não implantarmos um novo modelo e e ele estiver estruturado, a Força Nacional continuará aqui. A avaliação é positiva, mas precisa de ajustes. Tivemos uma redução dos roubos, mas não tivemos redução nos homicídios”, analisou.
De acordo com Mendonça, a visita ao estado busca estreitar as parcerias com as autoridades de segurança pública e fortalecer os órgãos policiais. “Vamos ter reuniões no sentido de ver os projetos que temos em andamento. Como podemos inserir e ajudar o estado na melhor execução dos recursos repassados. A minha expectativa é que em 2021, nós tenhamos as maiores entregas na área da segurança pública no Espírito Santo”, afirmou.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Alexandre Ramalho, também fez parte da visita e destacou a importância da participação de todos na composição o programa Estado Presente. “Essa é a nossa essência no Estado Presente. Integração entre todos os níveis federativos, desde o município, com suas guardas municipais, agentes de posturas e fiscais, até o Governo Federal, que vem nos ajudando muito com a presença dos militares da Força Nacional, desde 2019. A integração está acontecendo e cada dia buscamos melhorar a sensação de segurança dos capixabas”, afirmou Ramalho.