Geral

Ministro anuncia mais verbas para a saúde nos municípios

O evento aconteceu no Pavilhão de Carapina, na Serra. O evento tem como tema "Necessidade de financiamento do SUS: desafios de ontem e hoje"

O 30º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) foi aberto neste domingo (1º), no Pavilhão de Carapina, na Serra. Na ocasião, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou a liberação de R$ 356,7 milhões a mais do limite anual do Teto de Média e Alta Complexidade (MAC) para os estados brasileiros.

O recurso será aplicado nas redes de saúde mental, Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), Rede Cegonha e Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu). Segundo o ministro, a medida fortalecerá o acesso da população ao Sistema Único de Saúde (SUS), incentivando os municípios a ampliar o atendimento à população.

O evento, que tem como tema “Necessidade de financiamento do SUS: desafios de ontem e hoje”, segue até esta quarta-feira (4). Na solenidade de abertura, estiveram presentes também o presidente do Conasems, Antonio Carlos Nardi, o vice-governador do Espírito Santo, Givaldo Vieira, a secretária municipal de Saúde de Vitória, Daysi Koehler Behning, além de outras autoridades, profissionais da área de saúde, usuários e pesquisadores.

Trabalhos

Neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) teve nove trabalhos selecionados para serem apresentados a partir desta segunda-feira (2) na Mostra Brasil aqui tem SUS 2014. “Ter um trabalho selecionado já é sem dúvida uma conquista muito importante”, comemora o diretor da Unidade de Saúde (US) de Jabour, Manoel Coutinho Pimentel Júnior, que emendou: “Acreditamos que, por meio de ações intersetoriais, conseguiremos uma forma eficiente de ofertar o cuidado integral aos nossos usuários, intensificando o acolhimento dessas pessoas”.

Dentro do objetivo da Mostra, que é o de propiciar o intercâmbio de experiências municipais bem-sucedidas no SUS, os profissionais da Semus terão a oportunidade de apresentar ações vivenciadas no município de Vitória para a construção e implementação do SUS.

Programação

Com uma programação que inclui seminários, cursos, oficinas, diálogos, roda de conversa, café com ideias, mesas, painéis e sessões, o encontro pretende estimular e fortalecer os participantes que procuram soluções inovadoras para democratizar o acesso à saúde. O intuito é reforçar, ainda mais, o papel dos municípios como os principais operadores desta que é a maior política de inclusão social.

“O Congresso trará ao nosso estado pesquisadores, gestores, trabalhadores e usuários do SUS para juntos discutirmos diversos temas que fazem parte da nossa rotina de trabalho em prol de uma saúde pública de qualidade para todos os brasileiros. Além disso, promoverá a troca de experiências na discussão de políticas adotadas pelas esferas federal, estaduais e municipais para o fortalecimento e implementação das ações”, disse a médica homeopata e fitoterapeuta Henriqueta Tereza do Sacramento.

Ainda em Vitória nesta segunda-feira (2), o ministro Arthur Chioro participa da 4ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite 2014. A secretária municipal de Saúde, Daysi Behning, também estará presente para debater com gestores de outros estados e municípios temas relativos à política pública de saúde.