O ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, disse que a guerra da Rússia contra a Ucrânia “não serve aos interesses de ninguém”. Ele se recusou, no entanto, a afirmar se seu governo apoiaria uma moção da Assembleia Geral das Nações Unidas condenando a anexação de territórios ucranianos por Moscou.
Jaishankar falou em uma entrevista coletiva conjunta nesta segunda-feira, 10, com a ministra das Relações Exteriores da Austrália, Penny Wong, após uma reunião bilateral no Parlamento, onde a guerra na Ucrânia foi discutida.
“Temos sido muito claramente contrários ao conflito na Ucrânia. Acreditamos que este conflito não atende aos interesses de ninguém. Nem aos participantes nem mesmo à comunidade internacional”, disse Jaishankar. “Como país do Sul Global, vimos em primeira mão o quanto isso impactou os países de baixa renda, os desafios que eles enfrentam em termos de combustível, alimentos e fertilizantes”, acrescentou.
Questionado se a Índia apoiaria a moção da ONU nesta semana condenando a anexação de quatro regiões da Ucrânia por Moscou, Jaishankar respondeu: “Por uma questão de prudência e política, não prevemos nossos votos com antecedência.”