O Brasil está entre os países com maior eficiência no combate a covid-19, afirmou o ministro da Saúde, Nelson Teich, na quarta-feira (22), durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, em Brasília, (DF). O governo brasileiro não tem medido esforços para fortalecer o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
O Ministério da Saúde tem realizado aquisições de Kits de diagnóstico, compra de equipamentos respiratórios, máscaras de proteção individual, aberturas de novos leitos de UTI, construção de hospitais de campanha entre outros insumos de saúde para garantir a assistência as pessoas infectadas pelo coronavírus.
O ministro da Saúde, Nelson Teich, destaca o empenho do país em relação a outros países que lutam contra a covid-19. “O Brasil hoje é um dos países que melhor performa em relação a covid-19. Se você analisar os mortos por 1 milhão de pessoas, o número do Brasil é de 8.17. A Alemanha tem 15, a Itália, 135, a Espanha, 255, Reino Unido, 90 e Estados Unidos, 29. O nosso número é um dos melhores. Qual é o problema da covid? Ela assusta porque, ela acomete muito rápido o sistema. E os sistemas de saúde não são feitos para ter ociosidade. A gente tem que trabalhar com eficiência máxima, saúde é muito caro. Não dá para você trabalhar com ociosidade, então os hospitais trabalham quase que no limite”.
O ministro destacou ainda que a chegada do general Eduardo Pazuello, para o cargo de secretário-executivo do Ministério da Saúde também vai fortalecer ainda mais a performasse do Brasil em relação a covid-19. “Quando você tem alguma coisa que sobrecarrega o sistema é quase impossível se adaptar na velocidade necessária. Isso é uma outra coisa em relação, quando eu falo em relação a trazer o general. É que eu acredito que ele possa, de verdade, ajudar que a gente consiga criar um programa de ajuste e crescimento compatível com as necessidades que temos hoje. Isso são as diretrizes que nós vamos ter”.
O Ministério da Saúde já registra 45.757 casos de coronavírus no Brasil. Ao todo, são 2.906 mortes confirmadas até o momento. As informações foram repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde.
Para mais informações sobre a covid-19, acesse coronavirus.saude.gov.br.
FONTE: RÁDIO MAIS