Será lançado nesta quarta-feira (03) o edital de licitação para a contratação da empresa que realizará as obras no Morro do Moreno, um dos principais cartões-postais de Vila Velha. O projeto prevê a construção de mirantes, café e até um funicular, que é uma espécie de bonde para levar pessoas com dificuldades de mobilidade ao ponto mais alto da atração turística.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A licitação foi anunciada na manhã desta terça-feira (2), em uma caminhada no morro com o prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos) e o governador Renato Casagrande (PSB).
A adequação prevê edificação localizada no início da rua Xavantes para recepção de turistas e visitantes, destinada à conscientização ambiental e suporte aos usuários.
Veja o vídeo do projeto:
Mirantes e guarda-corpos em áreas de contemplação também estão previstas entre as mudanças das instalações.
LEIA MAIS: Policial rodoviário se aposenta e passa nome na PRF para a filha
Haverá ainda um funicular, um tipo de transporte que utiliza cabos e trilhos inclinados para se locomover entre dois pontos, geralmente em áreas montanhosas ou de difícil acesso. Seu objetivo é permitir que pessoas com dificuldades de locomoção possam chegar ao ponto mais alto do morro.
Devem ser construídos um centro de atendimento ao turista, um bolsão de estacionamento e um posto permanente da Guarda Municipal.
O Morro do Moreno também deve ganhar três mirantes no trajeto entre a base e o topo, e um mirante 360º no ponto mais alto, onde também está prevista a construção de um café.
Atualmente os acessos ao monumento são realizados de duas formas: através de uma estrada de terra, que possibilita o acesso de veículos de tração nas 4 rodas até próximo ao topo, a pé e de bicicleta; ou pelas diversas trilhas entre a vegetação.
O decreto municipal nº 6.447, de 19 de maio de 2021, instituiu o Monumento Natural Morro do Moreno e, junto à homologação do Plano de Manejo, estão sendo implementadas medidas e programas que garantam o potencial ambiental e turístico da área.