Alguns pais lançam mão de certas “estratégias” para voltar a ter uma noite de sono tranquila depois que o bebê passou a fazer parte da família. Algumas até são válidas, mas outras podem prejudicar o descanso do bebê. O Especial Mamãe e Bebê do Folha Vitória te ajuda a esclarecer cinco dúvidas e a entender o que realmente funciona. Confira!
Meu bebê só pega no sono no colo de alguém. E agora?
Muitos pais acostumam a criança a dormir no colo quando ela é pequena e depois querem que ela durma no berço. Não vai dar certo! O ideal é o pai ou a mãe ficar ao lado do berço na hora de o bebê dormir e ir reduzindo aos poucos a presença no quarto. Com o tempo, o bebé se sentirá seguro e irá dormir sozinho.
Pais podem compartilhar a cama com os filhos?
Vai ser difícil encontrar um pediatra que apoie essa ideia, e por razões lógicas. crianças têm os movimentos reduzidos e os adultos podem cair por cima delas. Converse com seu filho e explique a ele que dormir sozinho não é uma punição, mas um meio de ele ter um espaço só dele. Seja firme e mesmo nos dias em que você estiver muito cansado, leve o seu filho de volta para a cama dele, caso apareça de madrugada no seu quarto. Com o tempo, ele irá se acostumar com essa regra.
O bebê precisa dormir no quarto dos pais nos primeiros dias de vida?
Não necessariamente. A síndrome da morte súbita, doença sem causa específica em que o bebê morre durante o sono, não está relacionada a dormir ou não com os pais. Deixar o bebê no quarto dos pais no início dá mais segurança, é verdade, mas ele pode dormir no seu próprio berço. Depois do terceiro mês ele já pode ir para seu próprio quarto.
Qual a posição ideal para o bebê dormir?
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que os bebês deitem de costas, já que isso reduz a chance da síndrome da morte súbita.
Oferecer chá de camomila e erva-doce induz ao sono?
A eficácia do chá está mais no momento do que na bebida em si. O que acontece na verdade é que o ritual de beber os chás é tão tranquilo que o sono chega mais rápido. Antes dos seis meses, porém, nada de chá nem de outra bebida que não seja o leite materno.