Mais de um ano depois de sofrer um grave acidente de trânsito no Trevo de Setiba, em Guarapari, e ficar em coma durante quase uma semana, o modelo capixaba Afonso Resende, de 38 anos, deu um passo importantíssimo para se reabilitar completamente de todas as sequelas causadas pelo impacto da batida.
De acordo com a irmã do modelo, Andressa Jabour, no último sábado (13) ele se mudou para Brasília, onde iniciou um tratamento, em tempo integral, na Rede Sarah de Hospitais, uma das principais referências nacionais em reabilitação. Afonso foi para a capital federal acompanhado da mãe.
Segundo Andressa, o irmão está praticamente recuperado de todas as sequelas provocadas pelo acidente e, desde que teve alta hospitalar, vinha tendo acompanhamento constante de fisioterapeuta e fonoaudiólogo em Vila Velha, onde morava com a família. No entanto, ela admite que esse tratamento intensivo em um dos principais centros de reabilitação do país será fundamental para que Afonso fique 100% recuperado.
“Ele está se recuperando muito bem e já tem certa independência. Mas ainda apresenta alguns lapsos de memória, o equilíbrio dele ainda não está perfeito, ainda tem alguns problemas de coordenação e a fala ainda está um pouco enrolada, apesar de dar para entender perfeitamente tudo o que ele fala. Então esse acompanhamento integral que ele começou a ter lá em Brasília vai ser fundamental para ele melhorar todos esses pontos”, ressaltou.
Andressa explicou também que, desde que o irmão deixou o hospital, a família procurou a Rede Sarah para que ele pudesse se recuperar no local. No entanto, segundo ela, por conta da grande procura pelo centro de reabilitação, a vaga só surgiu em fevereiro, mais de um ano após o acidente.
“Seguimos todo um processo e ficamos na fila de espera durante todo esse tempo. Enquanto isso, ele fazia o tratamento dele por aqui e se recuperou muito bem. Mas sabemos que ele tendo lá todo um acompanhamento em tempo integral vai ajudá-lo a se recuperar ainda mais”, frisou Andressa.
Apesar do avanço em sua reabilitação, Afonso ainda não sabe quando poderá voltar a trabalhar como modelo. Segundo Andressa, a prioridade da família atualmente é na recuperação completa do irmão e, por enquanto, ainda não há previsão de realização de novos trabalhos.
O acidente
O acidente que deixou Afonso internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Vila Velha Hospital, por mais de 40 dias, aconteceu na madrugada do dia 18 de janeiro do ano passado, no Trevo de Setiba. O modelo estava na carona de um carro, com mais quatro amigos. O grupo estava em uma festa em Guarapari e voltava para Vitória.
Segundo disseram testemunhas na época do acidente, o veículo estava em alta velocidade e, por volta das 5 horas, invadiu o canteiro, capotou e derrubou um poste. O carro ainda teve um princípio de incêndio, que foi controlado pelas pessoas que pararam para socorrer as vítimas.
Segundo a equipe de resgate que foi acionada para atender a ocorrência, Afonso foi a vítima mais grave. Ele foi levado, inicialmente, para o Hospital São Lucas, em Vitória, mas depois foi transferido para o Vila Velha Hospital, onde ficou internado na UTI.
No início de março, o modelo deixou a Unidade de Terapia Intensiva e foi transferido para um quarto do hospital. No dia 14 de março, ele finalmente teve alta e pôde voltar para casa. Desde então, iniciou um tratamento para se reabilitar das sequelas provocadas pelo acidente.