
O óleo que atingiu as praias da região Nordeste e as praias do Espírito Santo ainda não chegou ao litoral do sul do estado, no entanto, a Secretaria de Meio Ambiente de Itapemirim já realiza uma fiscalização diária, com uma equipe treinada para monitorar toda costa municipal.
A ação de vigilância nas praias do município tem sido constante e não cessará enquanto houver a possibilidade de o material atingir o litoral de Itapemirim, segundo o secretário Jean Paz Roza. Os servidores das secretarias de Meio Ambiente, Defesa Civil e Limpeza Pública, foram treinados para atuar caso o óleo que foi derramado chegue ao litoral de Itapemirim.
O treinamento foi oferecido pelo IBAMA, ICMBIO e IEMA. Neste, foi passado o conhecimento sobre as características do óleo e o que fazer caso chegue às praias informando quais são os equipamentos utilizados para retirar o material bem como todo o procedimento de segurança.
Caso a população venha a detectar alguma substância suspeita, deverá efetuar o contato imediatamente com os meios disponíveis. Em hipótese alguma este material deverá ser manipulado pela população.