
Um morador de Guarapari enviou um denúncia a redação do folhaonline.es reclamando dos carros que ficam parados nas calçadas da Avenida Padre José Anchieta – Praia do Morro. Segundo o denunciante, são veículos particulares e comerciais que dificultam a vida dos pedestres que necessitam passar pelo local e tem que dar a volta pela rua.
Ainda de acordo com o morador, as lojas de carros param os veículos que estão à venda no local e transformam as calçadas da Avenida em estacionamentos. Por conta desta situação, os pedestres são obrigados a andar no meio da rua.
A prefeitura foi procurada e questionada a respeito da fiscalização da área e se o órgão estava ciente da situação. O órgão respondeu que a Secretaria Municipal de Postura e Trânsito – Septran têm orientado comerciantes quanto à proibição de estacionamento sobre calçadas e que alguns imóveis possuem recuo que permitem o estacionamento na área do imóvel.
“Em 10 de novembro de 2018, a Septran emitiu ofício circular solicitando cópia da planta dos imóveis para análise. Considerando que apenas uma empresa encaminhou a cópia requerida, o município passou a notificar os infratores. No entanto, devido a uma decisão judicial, os agentes de trânsito estão impedidos de emitir novas notificações”, diz parte da nota.
A prefeitura ainda acrescentou que entre 2018 e 2019, foram aplicadas mais de 1471 multas por estacionamento em local proibido e nos passeios, incluindo a Avenida Padre José de Anchieta, citada na denuncia.
“Só pra lembrar, a policia militar continua multando normalmente”, finalizou a administração pública.